Tempo
|
A+ / A-

Lituânia. Francisco visita museu da ocupação

23 set, 2018 - 00:16 • Aura Miguel

É o segundo dia da visita do Sumo Pontífice aos países bálticos.

A+ / A-

O Papa celebra, este domingo, missa em Kaunas, uma cidade medieval, a segunda mais importante da Lituânia, país que, no tempo da primeira guerra mundial chegou a ser capital.

Há 25 anos também João Paulo II visitou esta cidade, conhecida pela resistência católica nos tempos da perseguição soviética.

Mas o ponto alto do dia será, sem dúvida, quando Francisco, já em Vilnius ao fim da tarde, visitar o museu da ocupação e luta pela liberdade, situado a poucos metros onde era a sede do KGB. Um lugar de tortura, prisão e morte onde - entre muitas vítimas - morreram alguns sacerdotes e bispos lituanos. Francisco visita as celas n.1 e n. 9 e também a zona das execuções onde vai rezar em silêncio.

Alguns sobreviventes desta época que estiveram ali presos vão também saudar o Sumo Pontífice.

Ainda este sábado, Francisco deixou um ramo de flores junto de Nossa Senhora da Sibéria, na imponente catedral barroca de Vilnius que, em tempos soviéticos, foi encerrada ao público e transformada em oficina de automóveis.


A Renascença com o Papa Francisco nos países bálticos. Apoio: Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+