Tempo
|
A+ / A-

Lituânia. Papa propõe "pontes de encontro e solidariedade" para derrubar muros contemporâneos

22 set, 2018 - 16:04 • Aura Miguel na Lituânia, com Agência Ecclesia e Redação

Francisco visitou o histórico santuário mariano de Vilnius, que acolhe peregrinos de vários países, católicos e ortodoxos.

A+ / A-

O Papa defendeu, na Lituânia, a construção de "pontes de encontro e solidariedade" na sociedade, para enfrentar quem propõe "muros" de divisão e hostilidade. Este sábado, Francisco visitou o histórico santuário mariano de Vilnius, que acolhe peregrinos de vários países, católicos e ortodoxos.

"Todos os dias vem aqui visitar a Mãe da Misericórdia uma multidão de pessoas provenientes de muitos países: lituanos, polacos, bielorrussos e russos; católicos e ortodoxos. Hoje isto tornou-se possível pela facilidade das comunicações, a liberdade de circulação entre os nossos países. Como seria bom se, à facilidade de se deslocar dum lugar para outro, se juntasse também a facilidade de estabelecer pontes de encontro e solidariedade entre todos, de fazer circular os dons que gratuitamente recebemos, de sair de nós mesmos para nos darmos aos outros, aceitando por nossa vez a presença e a diferença dos outros como um dom e uma riqueza na nossa vida", disse o Papa perante milhares de pessoas.

Ao longo do percurso até à Capelinha deste santuário marcaram presença centenas de crianças e famílias, bem como um grupo de doentes.

Francisco falou perante a ‘Porta da Aurora’, ou seja, tudo o que resta das muralhas desta cidade, destruídas em 1799; na porta, já então, estava colocada a imagem de Nossa Senhora da Misericórdia.

O Papa levou como homenagem ao santuário lituano um rosário de ouro, que deixou junto da imagem da Virgem Maria.

Papa desafia jovens a seguir "contracorrente", em cultura individualista

Após a visita ao santuário, o Papa dirigiu-se a uma praça diante da Catedral de Vilnius, onde se reuniu milhares de jovens. Após ouvir testemunhos de dois jovens que tiveram de superar momentos difíceis na vida, com a ajuda da comunidade, Francisco sublinhou que importante rejeitar a ideia de que “é melhor caminhar sozinhos”.

“Reafirmemos que aquilo que acontece ao outro, acontece-me a mim; vamos contracorrente relativamente a este individualismo que isola, que nos torna egocêntricos e vaidosos, preocupados apenas com a imagem e o próprio bem-estar”, disse.

Francisco iniciou este sábado, na Lituânia, a visita aos países bálticos, que prossegue até terça-feira e decorre no centenário da independência da Lituânia, Letónia e Estónia, 25 anos depois da viagem de São João Paulo II a estes países.

[notícia atualizada às 16h50, após o encontro com os jovens]


A jornalista da Renascença Aura Miguel acompanha o Papa Francisco na sua Viagem Apostólica à Lituânia, Letónia e Estónia com o apoio da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+