Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Trump. Invadir Iraque e Afeganistão foi o pior erro da História dos Estados Unidos

20 set, 2018 - 06:37

Washington mantém cerca de 5.200 soldados no Iraque e cerca de dois mil na Síria.

A+ / A-

O Presidente dos EUA disse numa entrevista que o "pior erro da História dos Estados Unidos" foi a invasão do Iraque e do Afeganistão decidida por George W. Bush (2001-2009).

"O pior erro já cometido na História do nosso país: entrar no Médio Oriente, pelo Presidente [George W. Bush]", disse Donald Trump em entrevista ao jornal digital “The Hill”.

"Talvez (o Presidente Barack) Obama (2009-2017) tenha saído mal [as tropas no Iraque e parte do destacamento no Afeganistão], mas ter ido para lá é, para mim, o pior erro já cometido na História do país", reiterou.

Trump não mencionou diretamente o Iraque ou o Afeganistão, mas desde a sua campanha eleitoral que tem expressado a sua irritação com a decisão de Bush em invadir esses países após os ataques de 11 de setembro de 2001.

Contudo, Trump ordenou no ano passado que fosse aumentado o número de soldados no Afeganistão e eliminados os prazos para a retirada das tropas, encontrando-se neste momento destacados naquele país cerca de 14 mil soldados norte-americanos.

O Governo dos EUA também mantém cerca de 5.200 soldados no Iraque e cerca de dois mil na Síria para combater o grupo extremista Estado Islâmico.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Olipso
    21 set, 2018 lisboa 13:27
    Trump vende portanto é aproveitar enquanto está como PR EUA
  • Deolinda
    20 set, 2018 lisboa 13:24
    Fico confuso com noticia---PR EUA disse numa entrevista---------------------e depois em baixo TRUMP não mencionou diretamente---------para mim torna-se incompreensível e dissociativo,mas talvez esteja a interpretar incorretamente?????

Destaques V+