Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Já há arguidos no caso Pedrógão Grande

19 set, 2018 - 14:04

Os quatro suspeitos requereram apoios para a recuperação de habitações que teriam sido destruídas pelos incêndios.

A+ / A-

Já há quatro arguidos no caso da alegada fraude na reconstrução de casas em Pedrógão Grande, avança o Ministério Público de Coimbra.

Os suspeitos são pessoas que requereram apoios para a recuperação de habitações que teriam sido destruídas pelos incêndios.

"Em investigação estão factos suscetíveis de integrarem os crimes de corrupção, participação económica em negócio, burla qualificada e falsificação de documento", avança o Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Coimbra.

Os quatro arguidos ficam a aguardar o desenrolar do processo em liberdade, com a medida de coação de termo de identidade e residência.

De acordo com a TVI, um dos arguidos é o irmão do presidente da junta de freguesia de Vila Facaia, que admitiu ter pedido um apoio para reconstruir uma casa que estava em ruínas antes do incêndio.

Ainda podem ser constituídos mais arguidos. As investigações prosseguem sob direção do Ministério Público do DIAP de Coimbra, com a colaboração da Polícia Judiciária.

Em causa estão denúncias feitas por duas reportagens, uma da Visão e outra da TVI, que aludiam a situações eventualmente ilegais na atribuição de fundos para a reconstrução de habitações.

As duas reportagens referiam que casas que não eram de primeira habitação foram contempladas com obras em detrimentos de outras mais urgentes e também que casas que não arderam foram reconstruídas com fundos solidários.

Noutro desenvolvido desta quarta-feira relacionado com Pedrógão Grande, o presidente da Câmara Valdemar Alves anunciou a saída do conselho de gestão do Fundo Revita, estrutura criada pelo Governo na sequência do incêndio de junho de 2017.

Além da sua saída, Valdemar Alves optou por substituir Bruno Gomes, antigo vereador e técnico do município que coordenava o gabinete responsável pelos processos de reconstrução de casas destruídas pelo fogo e que tinha assento na comissão técnica do Revita.

O Fundo Revita, criado pelo Governo para apoiar as populações e a revitalização das áreas afetadas pelo incêndio rural de junho de 2017, recebeu o contributo de 61 entidades, com donativos em dinheiro, em bens e em prestação de serviços.

Os donativos em dinheiro rondam os 4,4 milhões de euros, a que se juntam 2,5 milhões de euros disponibilizados pelo Ministério da Solidariedade e da Segurança Social.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • António dos Santos
    19 set, 2018 Coimbra 17:28
    Espero que a investigação vá até ao fim, pois tem de haver mais arguidos. Nestes arguidos, estão o presidente da câmara e todos os vereadores. Não esquecer todos os beneficiários ilegítimos. A condenação deve constar, a devolução dos valores gastos, ou apropriação das casas, para dar a quem tem direito, bem como, serem presos com prisão efectiva, com maior grau aos membros da câmara. ASSIM SERÁ FEITA JUSTIÇA..
  • 19 set, 2018 aldeia 15:40
    Portugal,um país de arguidos!
  • Filipe
    19 set, 2018 évora 15:15
    Ainda resta saber se receberam apoios do Estado , do povo e dos seguros ... etc. No fim ainda dá para comprar o Mercedes ... vão ver . O Estado foi culpado , obrigue a terem seguro tal como quem compra casa ao banco por empréstimo é obrigado ou quem tem apartamentos . Não pode haver tratamento diferente . E por fim , resta saber quem pede apoios para a reconstrução das casas ou lhes deram apoios , tinham cumprido a legislação e tinham o mato limpo em redor das alegadas habitações , onde algumas nem já as cabras e ovelhas lá dormiam porque não prestavam , ao relento era bem melhor não fosse o resto do teto cair em cima .

Destaques V+