Tempo
|
A+ / A-

​Casa Comum

Fernando Medina favorável à recondução da procuradora-geral da República

19 set, 2018 - 13:56

No programa Casa Comum, da Renascença, Medina faz um balanço positivo do mandato de Joana Marques Vidal, mas critica violações do segredo de justiça. Por sua vez, Paulo Rangel estranha que, por alguma razão, o universo socialista não pretenda a continuidade da procuradora.

A+ / A-

Fernando Medina admite, no programa Casa Comum da Renascença, o cenário de recondução de Joana Marques Vidal no cargo de procuradora-geral da República.

No dia em que a ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, inicia as audições aos partidos sobre o tema o socialista não descarta essa possibilidade.

Fernando Medina faz um balanço genericamente positivo do mandato da procuradora à exceção de um ponto: as violações ao segredo de justiça.

“Há uma área menos conseguida, que é importante e não pode ser desvalorizada, de toda a forma como os processos hoje acontecem na praça pública. São atropelos graves ao direito da justiça, afirma o presidente da Câmara de Lisboa.

Apesar deste problema identificado, Fernando Medina admite que Joana Marques Vidal possa cumprir um segundo mandato na PGR.

“Com este balanço vejo bem que a procuradora seja reconduzida, vejo bem que pudesse haver uma solução diferente com um perfil com características parecidas com as de Joana Marques Vidal.”

No programa Casa Comum da Renascença desta semana, o social-democrata Paulo Rangel insistiu que Joana Marques Vidal deve ser reconduzida.

O eurodeputado faz um balanço positivo e reafirma que, por alguma razão, universo socialista não pretende a continuidade da procuradora.

“Não sei se há algum incómodo com algum caso, mas nem há razão para isso. Os casos que tocaram políticos também tocaram políticos de outras bandas, não com a mesma repercussão da Operação Marquês, que envolve um antigo primeiro-ministro, mas há outros casos que envolvem políticos de outros quadrantes. Depois há os clubes de futebol e os grandes empresários, com a falência do BES”, argumenta Paulo Rangel.

O eurodeputado do PSD destaca o facto de, “no meio de casos tão polémicos, a procuradora soube sempre ser uma pessoa muito contida e reservada. Não há uma declaração em falso da procuradora”, sublinha.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Baritono
    19 set, 2018 lisboa 16:12
    Durante este mandato alegadamente condenaram-se mais arguidos q contam na PRAÇA PUBLICA que nos tribunais.A Tv e MIDIA filmarem prisões e rusgas transmitidas a nível nacional é para alguns a razão da não nomeação. É mais complexo o processo Marques etc ou impedir fuga do segredo de justiça???'A fuga intencional????Investigue-se e julgue-se.Alguém abriu processo MEGA contra fuga segredo justiça??É este provavelmente o grande calcanhar de aquiles entre outros .Mas como alegadamente se Sócrates tivesse concorrido a PR teríamos atores iguais ou diferentes não sabemos ficou no ar a questão.Haverá melhor???Esteve condicionada????Enfim decisão difícil.
  • Americo
    19 set, 2018 Leiria 15:40
    "...Paulo Rangel estranha que, por alguma razão, o universo socialista não pretenda a continuidade da procuradora..." Sócrates concerteza. Pois, o mesmo a ir a julgamento, vários ministros, e o próprio Costa serão chamados a Tribunal, não é ?

Destaques V+