Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Árbitro de ténis suspenso por tentar acalmar jogador

19 set, 2018 - 09:48

O sueco Mohamed Lahyani procurou acalmar Nick Kyrgios, no encontro entre o australiano e Pierre-Hugues Herbert, no Open dos Estados Unidos. Conduta punida pela Associação de Tenistas Profissionais (ATP).

A+ / A-

Mohamed Lahyani foi suspenso, por duas semanas, pela Associação de Tenistas Profissionais (ATP), por duas semanas, devido à intervenção que teve no encontro entre Nick Kyrgios e Pierre-Hugues Herbert, na 2ª ronda do Open dos Estados Unidos. O árbitro sueco interveio diretamente na partida, quando desceu da sua cadeira e tentou acalmar o australiano, que estava a perder e não conseguia estabilizar o seu jogo.

"Eu quero ajudar-te. Este não és tu, eu sei disso. Tu és grande no ténis", disse Lahyani a Kyrgios, que tinha perdido o primeiro set e estava a perder, por 3-0 no segundo. As palavras do árbitro foram um bálsamo para o tenista, que deu a volta ao marcador e acabou por vencer, pelos parciais de 4-6, 7-6, 6-3 e 6-0.

Numa altura em que a arbitragem no ténis está no topo da atualidade, devido à discussão de Serena Williams com o árbitro português Carlos Ramos, este é mais um episódio que está a dar que falar. Vários tenistas, incluindo Roger Federer, que eliminou Kyrgios nos Estados Unidos, condenam a atitude de Lahyani. "O papel de Lahyani não é descer da cadeira. Um árbitro toma decisão na cadeira, quer um tenista goste, ou não. Mas um árbitro não pode descer e fazer o que ele fez", disse o suíço.

A organização do Open dos Estados Unidos tinha já censurado a intervenção do juiz sueco, mas agora a ATP avança com medida disciplinar. Lahyani estará fora do circuito nas próximas duas semanas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+