Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​“O passado ficou no museu”, diz António Costa em Luanda​

17 set, 2018 - 11:42 • Eunice Lourenço , em Luanda

O que não interessa é construir o futuro, disse o Primeiro-ministro que considera “auspiciosa” a mudança política em Angola.

A+ / A-

“O passado ficou no museu e o que agora nos compete a todos nós que estamos vivos é construir o futuro e nesse futuro temos de estar focados nas relações entre Portugal e Angola” foi assim, colocando o passado literalmente atrás das costas que o primeiro-ministro português encerrou a sua visita ao museu militar de Luanda na antiga fortaleza.

Durante mais de uma hora, António Costa tinha-se sujeitado a uma demonstração do poder angolano ao lado do ministro da defesa enquanto o director do museu ia explicando vários episódios da história comum, mas com nomes e leituras diferentes de cada lado.

À saída, de costas para a fortaleza, Costa foi pragmático e falou do futuro e do essencial desta visita. “Está visita conjuga-se com a visita do presidente João Lourenço a Portugal. Vamos assinar o acordo estratégico de cooperação para os próximos anos e vamos dar um sinal de confiança para o aprofundamento das nossas relações”, disse.

“Angola está numa fase de diversificação das actividades económicas e creio que isso é útil para as empresas portuguesas e útil para Angola”, acrescentou António Costa para quem existe agora uma relação de grande proximidade que assenta nas relações pessoais que foram estabelecendo e que “encurtam as distâncias”.

O primeiro-ministro salientou o acordo para o fim da dupla tributação, o novo acordo aéreo e as evoluções sobre pagamento de dívidas a empresas portuguesas como “passos muito importantes para reforçar esta cooperação”. E, já de saída, perante a insistente pergunta de uma jornalista da TPA sobre como está a ver a mudança política em Angola, o primeiro-ministro respondeu com uma só palavra: “auspiciosa”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • 17 set, 2018 13:10
    Linha de credito? Querem ver que o costa e quem vai emprestar dinheiro aos empresarios? Sera que ele dono de algum banco e ninguem sabe?
  • manuel
    17 set, 2018 lisboa 12:32
    Foi ao perdoa me. Espero que tenha levado joelheiras. E uma vergonha para os portugueses. A fortaleza de Luanda como museu espero que não omite o tempo em que foi casa dos grandes PARAS
  • 17 set, 2018 12:15
    O costa nem teve tempo de endireitar a gravata pa fotografia! O fotografo nao podia ter esperado um bocadinho"e igual ao cagalhaozito do daniel oliveira vai acabar com o linha aberta "sem dar tempo ao hernani carvalho de endireitar o lenco no inverno ja que no verao as pessoas andam todas na ruas"por enquanto ainda nao existem televisoes penduradas nos postes de electricidade!

Destaques V+