Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Bispos europeus estão “completamente com o Papa”, diz D. Manuel Clemente

14 set, 2018 - 13:51 • Ecclesia

O patriarca de Lisboa encara como normal a convocatória do Papa para uma cimeira de todos os presidentes das conferências episcopais do mundo, para fevereiro do próximo ano, dizendo que faz parte da lógica sinodal.

A+ / A-

O cardeal patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, disse esta sexta-feira que os episcopados católicos da Europa estão “completamente” do lado dos esforços do Papa Francisco para combater o problema dos abusos sexuais na Igreja Católica.

“Temos de resolver os problemas e temos de resolvê-los como o Papa Francisco tem indicado e como tem comprovado que quer resolver. Por isso, estamos completamente com ele”, disse D. Manuel à agência Ecclesia, durante os trabalhos da assembleia plenária do Conselho das Conferências Episcopais Europeias, que decorre na cidade polaca de Poznan, até domingo.

No início dos trabalhos, esta quinta-feira, o presidente do CCEE, cardeal Angelo Bagnasco, anunciou que a assembleia, que engloba representantes de episcopados católicos de 45 países, vai enviar ao Papa uma mensagem de solidariedade.

Francisco convocou os presidentes de todas as Conferências Episcopais do mundo para um encontro no Vaticano, de 21 a 24 de fevereiro de 2019, dedicado ao tema da proteção dos menores e dos abusos sexuais.

O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa coloca esta decisão no caminho levado a cabo nos últimos anos, com as várias assembleias sinodais, como aconteceu em 2014 e 2015 com as reuniões mundiais de bispos sobre a família e o matrimónio.

“Não é novo, porque a própria realidade sinodal – que tem sido tão incentivada – vai como que intercalando as assembleias ordinárias, portanto, com os representantes eleitos das conferências episcopais, com as assembleias extraordinárias com presença dos presidentes das conferências episcopais”, observou D. Manuel Clemente.

"As assembleias extraordinárias são uma prática já habitual nesta prática sinodal da Igreja e agora também para este assunto, que é um assunto momentoso e que queremos resolver da melhor maneira”, concluiu.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+