Tempo
|
A+ / A-

Trump rejeita balanço de 3 mil mortos no furacão que devastou Porto Rico

13 set, 2018 - 15:19

Presidente norte-americano rejeita o mais recente balanço. Garante que os números são falsos e aponta o dedo à oposição democrata.

A+ / A-

O Presidente norte-americano, Donald Trump, rejeita que o furacão “Maria”, que assolou Porto Rico no ano passado, tenha provocado a morte a três mil pessoas.

Numa altura em que a costa Leste dos Estados Unidos se prepara para o furacão “Florence”, Trump vem defender a atuação das autoridades.

“3000 pessoas não morreram nos dois furacões que atingiram Porto Rico. Quando deixei a ilha, DEPOIS da tempestade ter passado, havia entre 6 a 18 mortos”, escreveu o líder norte-americano no Twitter.

Trump argumenta que, “muito tempo mais tarde”, o número de vítimas reportado nas notícias disparou para cerca de três mil e aponta o dedo à oposição democrata.

“Isto foi feito pelos Democratas para que eu ficasse o pior possível numa altura em que estava a angariar biliões de dólares para ajudar a reconstruir Porto Rico. Se uma pessoa morre por qualquer razão, como de velhice, acrescentem-no à lista. Maus políticos. Eu amo Porto Rico!”, afirma o Presidente dos EUA.

Os tweets de Donald Trump provocaram a ira de Carmen Yulin Cruz, presidente da câmara de San Juan, uma das zonas mais atingidas pelo furacão “Maria”.

“Isto é negação depois da negligência. Sr. Presidente, no mundo real pessoas morreram durante o seu turno. A sua falta de respeito é aterradora”, respondeu Carmen Yulin Cruz.

De acordo com novos dados revelados no final de agosto pelo governador Ricardo Rossello, o furacão “Maria” foi responsável por 2.975 mortos em Porto Rico, em setembro 2017.

As autoridades locais baseiam-se num estudo internacional feita por investigadores da Faculdade de Saúde Pública do Instituto Milken, na Universidade George Washington.

O anterior balanço oficial apontava para 64 vítimas mortais. Já antes, um estudo tinha indicado, pelo menos, cerca de 1400 mortos.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+