Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Mais de três mil palavras explicam como o Facebook vai parar ataques e abusos

13 set, 2018 - 07:58

Depois do escândalo da Cambridge Analytica e de vários pedidos de desculpa, Mark Zuckerber publicou um texto onde enumera as medidas já tomadas para evitar operações de informação coordenadas que visem influenciar eleições.

A+ / A-

Veja também:


Mark Zuckerberg já tinha prometido tornar o Facebook uma ferramenta menos apetecível para influenciar eleições em todo o mundo. Depois de ter pedido desculpas várias vezes, inclusivamente no senado norte-americano e no Parlamento Europeu, na sequência do escândalo da Cambride Analytica, o CEO do Facebook revela agora quais os passos que já foram dados pela empresa.

Esta quinta-feira, Zuckerberg publicou um texto de mais de 3.300 palavras na sua página do Facebook no qual garante que a rede social está “mais preparada para este tipo de ataques”.

“Em 2016 não estávamos preparados para as operações de informação coordenadas que agora enfrentamos regularmente”, escreveu, numa alusão à interferência russa nas eleições presidenciais norte-americanas. “Mas aprendemos muito desde então e desenvolvemos sistemas sofisticados que envolvem tecnologia e pessoas para prevenir interferências nas eleições através dos nossos serviços”.

Entre as medidas enumeradas pelo fundador do Facebook estão o uso de programas automatizados para encontrar e remover contas falsas e exibir menos vezes as páginas que divulgam informação falsa, para que menos pessoas possam, potencialmente, vê-las.

A rede social está a contratar dez mil novos trabalhadores para trabalhar nos problemas de segurança e melhorar a coordenação com as forças de segurança quando são detetadas atividades suspeitas.

No mesmo texto, Mark Zuckerberg diz ainda que está a convidar académicos para estudar o impacto da rede social nas eleições e que irá publicar um relatório, duas vezes por ano, no qual divulgará o número de contas falsas removidas pelo Facebook.

Zuckerberg reconhece que, apesar dos progressos feitos a nível de segurança, os “adversários” são “sofisticados” e não vão desistir. “Temos de melhorar constantemente e estar um passo à frente”, diz.

Porém, Zuckerberg lembra que esta não é uma tarefa exclusiva do Facebook e cabe também a outras redes sociais melhorar a partilha de informação e perceber o alcance dos ataques. “A definição de sucesso é pararmos os ciberataques e as operações de informação coordenadas antes que causem danos. Embora eu preferisse que o Facebook fosse o primeiro a identificar os abusos, isso não vai ser sempre possível”, escreveu.

Tópicos
Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+