Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

BE distancia-se do PCP e condena Hungria no Parlamento Europeu

12 set, 2018 - 18:03 • Susana Madureira Martins, em Estrasburgo

Eurodeputada bloquista Marisa Matias não gostou de ouvir acusações do CDS de que a extrema-direita e a extrema-esquerda se tocam nalgumas matérias.

A+ / A-
Susana Martins - eurodeputados d12

O Bloco de Esquerda distancia-se do PCP no Parlamento Europeu. Os bloquistas votaram a favor do relatório que ativa as sanções contra o Governo da Hungria por atentado ao Estado de direito, que recebeu o voto contra dos comunistas.

No entanto, a eurodeputada do BE Marisa Matias não gostou de ouvir acusações do CDS de que a extrema-direita e a extrema-esquerda se tocam nalgumas matérias.

Num encontro conjunto dos eurodeputados portugueses com os jornalistas, o comunista João Ferreira começou por justificar o voto contra o relatório que ativa as sanções à Hungria.

“Não reconhecemos à União Europeia nem a autoridade nem a legitimidade para se arvorar em juiz, árbitro ou mesmo referência no que aos direitos humanos e democracia diz respeito, porque não nos esquecemos de políticas migratórias de cariz xenófobo e racista promovidas pela própria UE. Nesse aspeto há um consenso com o Governo de Orban”, acusa João Ferreira.

Em jeito de provocação, o eurodeputado do CDS Nuno Melo concluiu que a estatística prova que o PCP e a extrema-direita votam muitas vezes lado a lado no Parlamento Europeu.

Marisa Matias, do Bloco de Esquerda, optou por defender a designada extrema-esquerda, mas não deu a mão aos comunistas.

“Haja paciência. Se queremos fazer a prova da estatística, há que fazê-la. Agora, não venham tentar vender, sistematicamente, que a extrema-direita está a crescer porque a esquerda vota muitas vezes como a direita. É um grupo de 51 eurodeputados em 751 que determina a orientação?”, argumenta a eurodeputada bloquista.

Marisa Matias conclui que esta colagem da extrema-direita à esquerda só provoca medo nos cidadãos, um medo que potencia uma reconfiguração do Parlamento Europeu nas eleições do próximo ano, para pior, adverte a eurodeputada do BE.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+