Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Câmara de Pedrógão diz que pediu buscas

12 set, 2018 - 14:37

Caso das alegadas fraudes com fundos para a reconstrução de casas. Autarquia congratula-se com a celeridade do Ministério Público e da Polícia Judiciária.

A+ / A-

A Câmara de Pedrógão Grande confirma buscas na autarquia e congratula-se com a celeridade do Ministério Público e da Polícia Judiciária.

Em comunicado, a autarquia diz que as buscas foram pedidas pelo próprio município.

A câmara revela que os elementos da PJ foram recebidos pelo presidente Valdemar Alves, a fim de "serem municiados de todos os documentos julgados necessários para o apuramento total dos factos".

Ao final da manhã desta quarta-feira, fonte da Policia Judiciária confirmou à Renascença as buscas que estão relacionadas com o processo de reconstrução de casas afetadas pelos incêndios e com as alegadas irregularidades denunciadas.

As buscas estão a ser realizadas nas instalações da autarquia e da Casa da Cultura, onde funciona o gabinete de obras.

Duas dezenas de casas sob suspeita

Em causa neste processo estão denúncias feitas por duas reportagens, uma da Visão e outra da TVI, que aludiam a situações ilegais na atribuição de fundos para a reconstrução de habitações.

As duas reportagens referiam que casas que não eram de primeira habitação foram contempladas com obras em detrimento de outras mais urgentes e também que casas que não arderam foram reconstruídas com fundos solidários.

A presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, Ana Abrunhosa, negou a existência destas situações, mas, ainda assim, enviou para ao Ministério Público 21 processos para análise.

O presidente da Câmara de Pedrógão Grande, Valdemar Alves, também negou estas acusações, mas enviou igualmente para análise um conjunto de processos.

O incêndio que deflagrou em 17 de junho de 2017, em Escalos Fundeiros, concelho de Pedrógão Grande, e que alastrou depois a concelhos vizinhos, provocou 66 mortos e 253 feridos, sete deles com gravidade, tendo destruído cerca de 500 casas, 261 das quais eram habitações permanentes, e 50 empresas.

Em junho, no inquérito relacionado com a responsabilidade do incêndio, eram 10 os arguidos, todos pessoas singulares, de acordo com a Procuradoria-Geral Distrital de Coimbra.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+