Tempo
|
A+ / A-

Obras na ponte 25 de Abril arrancam este ano

12 set, 2018 - 11:02

“A obra está segura e continuará a estar segura”, garantiu o ministro do Planeamento. Trabalhos, orçados em 18 milhões de euros, vão durar dois anos.

A+ / A-

O ministro do Planeamento confirmou que as obra na ponte 25 de Abril, em Lisboa, estão “seguras” já que os procedimentos concursais estão em curso, e estima que a empreitada comece “ainda este ano”, como previsto.

“Os processos estão em curso e já recebemos propostas de empreiteiros. Já foi, inclusive, feita uma proposta de seleção da empresa de acompanhamento” da obra, afirmou Pedro Marques, que está a ser ouvido na comissão de Economia, Inovação e Obras Públicas.

Numa intervenção inicial sobre a ponte, no âmbito de um requerimento do CDS-PP, o governante precisou que “foi feita a escolha da empresa que apresentou a proposta melhor” para a monitorização da empreitada, estando agora “em fase de audiência prévia” dos interessados nesse concurso.

Dado o estado do processo, e apesar de ainda não ter sido escolhido a empresa que vai fazer a intervenção na infraestrutura, “mantemos a perspetiva de que a obra se possa iniciar ainda este ano”, ou então “no início de 2019, como previsto no calendário”, referiu Pedro Marques.

“A obra está segura e continuará a estar segura”, vincou.

Pedro Marques deu ainda conta de que a ponte, que regista mais de 100 milhões de utilizações anuais, continua a ser monitorizada pelo Instituto Superior Técnico (IST) e pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), o que já acontece “há vários anos”, mesmo antes da divulgação de um relatório no início deste ano que denunciou a existência de fissuras na infraestrutura.

Depois da divulgação desse relatório do IST em janeiro passado, o executivo autorizou em março deste ano a intervenção na ponte, a ser feita pela Infraestruturas de Portugal (IP), notou o responsável.

A Ponte 25 de abril vai ser alvo de trabalhos de manutenção durante dois anos, orçados em 18 milhões de euros, obras essas que vão obrigar a cortes de trânsito em maio e outubro de 2019, segundo a IP.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+