Tempo
|
A+ / A-

Benfica confirma que vai recorrer do castigo de um jogo à porta fechada

11 set, 2018 - 20:53

Águia critica decisão "ilegal, infundada e injusta" do Conselho de Disciplina e lembra que era visitante no jogo pelo qual está a ser punida. Recurso ao pleno do CD tem efeitos suspensivos.

A+ / A-

O Benfica comunicou, esta terça-feira, que vai recorrer do castigo de um jogo à porta fechada que lhe foi aplicado pelo Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol, devido a distúrbios.

Em nota no site oficial, o clube da Luz classifica a decisão do CD de "absolutamente ilegal, infundada e injusta" e atira responsabilidade para o Estoril. O recurso segue para o pleno do CD e tem efeitos suspensivos.

Em causa está, segundo o acórdão que o Benfica confirmou ter sido recebido, a responsabilidade do clube na reincidência no arremesso perigoso de tochas para o terreno do jogo, durante a celebração dos golos da equipa. Os encarnados já tinham sido multados anteriormente, devido a problemas causados pelos seus adeptos em Tondela, Portimão e Paços de Ferreira. Na visita ao Estoril, em abril, voltaram a exceder-se.

O Benfica lembra que disputou o jogo com o Estoril na condição de visitante, logo não era o promotor do espetáculo desportivo: "Era à equipa visitada (e não ao SL Benfica) que competia assegurar a segurança do jogo, designadamente, a contratação de policiamento e de assistentes de recinto desportivo, realizar a revista de pessoas e bens, proibir a entrada de objetos proibidos ou perigosos no estádio e, em geral, o garantir da ordem e da disciplina no recinto desportivo", frisa.

Segundo as águias, os autores dos arremessos "não foram identificados, detidos nem expulsos do estádio", o que "competia aos assistentes de recinto desportivo e às forças de segurança". O Benfica é "o clube que mais investe em segurança e na promoção de ações destinadas a sensibilizar os adeptos para o 'fair play'" e, antes do jogo com o Estoril, adotou "um conjunto de medidas de carácter preventivo e profilático".

"O SL Benfica foi, assim, punido por factos pelos quais não tem qualquer culpa ou responsabilidade, desde logo porque não violou qualquer dever que lhe seja imposto por lei ou regulamento", pode ler-se na nota. As águias prometem acionar todos os meios legais "com vista a reverter esta decisão ilegal, incompreensível e destituída de qualquer ponderação, que em si penaliza muito mais os adeptos e o futebol do que aqueles cujos comportamentos supostamente pretende punir".

Além do Benfica, também Sporting de Braga e Paços de Ferreira foram punidos com um jogo à porta fechada.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+