Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Diocese do Porto assinala o primeiro aniversário da morte de D. António Francisco dos Santos

11 set, 2018 - 11:00 • Ana Lisboa

Será celebrada uma missa, na Sé às 19 horas.

A+ / A-

Falecido faz esta terça-feira um ano, o Bispo do Porto D. António Francisco dos Santos será lembrado numa missa, marcada para as 19h00, na Sé.

Esta data, 11 de Setembro, vai passar a ser o dia anual de sufrágio pelos bispos, sacerdotes e diáconos falecidos nesta diocese, de acordo com o actual bispo do Porto, D. Manuel Linda.

Em mensagem publicada através do site diocesano, D. Manuel considera que D. António Francisco dos Santos “deixou memória que perdurará, porque acreditou na pessoa como aceitou Deus: com serenidade, confiança, proximidade, simpatia e afectividade”.

O aniversário da morte de D. António será ainda marcada com a atribuição de um prémio no valor de 75 mil euros. A cerimónia está prevista para as 17 horas desta terça-feira, no Palácio da Bolsa, no Porto.

Este galardão destina-se a apoiar cidadãos ou instituições que se distingam na promoção e defesa da dignidade da pessoa humana, na defesa e promoção dos direitos humanos, no diálogo inter-religiosos e ecuménico e na promoção da paz.

É uma iniciativa da Irmandade dos Clérigos, da Santa Casa da Misericórdia do Porto e da Associação Comercial do Porto.

D. António Francisco dos Santos faleceu a 11 de Setembro de 2017, aos 69 anos, na Casa Episcopal da Diocese do Porto, devido a um problema cardíaco.

O Papa São João Paulo II nomeou-o Bispo auxiliar de Braga, a 21 de Dezembro de 2004; Bento XVI escolheu-o como Bispo de Aveiro, em Setembro de 2006; e o Papa Francisco nomeou-o Bispo do Porto em Fevereiro de 2014.

A Sé de Aveiro acolhe também hoje, às 19 horas, uma Eucaristia presidida pelo Bispo diocesano, D. António Moiteiro, no primeiro aniversário da morte de D. António Francisco dos Santos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+