Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Maior cataplana do mundo é portuguesa e vai entrar no Guiness

11 set, 2018 - 09:11 • Paulo Leitão

A peça para confecionar esta megacataplana foi fabricada em Oliveira do Hospital e vai ser utilizada num evento solidário em Albufeira.

A+ / A-

Tem três metros de diâmetro, 1,62 metros de altura, pesa 550 quilos e vai ser utilizada para confecionar a maior cataplana do mundo. A peça em cobre foi fabricada em Oliveira do Hospital e vai ser utilizada num evento em Albufeira.

“Foram mais de 500 horas de trabalho para se fazer esta peça que é a maior do mundo”, adianta à Renascença, António Cunha da empresa de Catraia de São Paio que há várias décadas se dedica à produção de peças em cobre.

O evento onde irá ser instalada a peça decorrerá na marina de Albufeira. “A cataplana vai ter que funcionar, já está a ser construída uma estrutura para a receber com fontes de calor de forma a poder ser utilizada”, adianta.

O prato vai levar cerca de 1.300 quilos de produtos próprios da cataplana, como marisco, peixe e carne. As receitas geradas com as refeições da cataplana “XXL” revertem a favor dos bombeiros de Albufeira.

O evento, que se realiza a 15 de setembro, tem entrada gratuita. No entanto, para provar a cataplana tem de comprar uma senha no valor de cinco euros, que inclui o prato e uma bebida.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+