Tempo
|
A+ / A-

Bloco recusa “campanhas” sobre PGR

09 set, 2018 - 15:42

Catarina Martins lamenta “tentativa de partidarização”.

A+ / A-

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, condena o que classificou como "uma tentativa de partidarização" do cargo de Procurador-Geral da República, recusando "campanhas" sobre quem o deve ocupar.

"Tenho assistido a uma tentativa de partidarização. O cargo do Procuradora-Geral da República não é ocupado por campanhas de partidos sobre quem lá deve estar", declarou Catarina Martins.

A coordenadora bloquista, que respondia aos jornalistas à margem de uma visita à feira do Relógio, em Lisboa, afirmou que o BE não se pronunciará sobre se atual Procuradora, Joana Marques Vidal, deve ser ou não reconduzida.

O Expresso noticiou sábado que o primeiro-ministro, António Costa, vai ouvir os partidos políticos antes de decidir se reconduz ou não, através de proposta ao Presidente da República, a Procuradora-Geral da República.

Sábado, na "rentrée" política dos centristas, a líder do CDS-PP, Assunção Cristas, defendeu a recondução da Procuradora.

Pelo PSD, Rui Rio rejeitou na sexta-feira falar sobre a eventual recondução da PGR antes de a questão ser colocada pelo primeiro-ministro e pelo Presidente da República, considerando que "é errado" partidarizar o tema.

A título pessoal, o secretário-geral do PSD, José Silvano, defendeu que a atual PGR deve ser reconduzida, afirmando não ver qualquer motivo para que não seja, mas ressalvando que o PSD ainda não se pronunciou.

Na sexta-feira, o primeiro-ministro afirmou também esperar que o processo de escolha do titular do cargo decorra "com normalidade e tranquilidade", argumentando que o país "não precisa nem de crises, nem de fantasmas, nem de papões, nem de agitações".

"Há um calendário que decorre do mandato da senhora Procuradora. Antecipar qualquer discussão é simplesmente estar a fragilizar a própria pessoa que está no exercício dessa função", advertiu.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+