Tempo
|
A+ / A-

Costa lamenta que professores se mantenham "irredutíveis no finca-pé"

07 set, 2018 - 19:37

Governo fez um "esforço" para, "cumprindo o que consta da Lei do Orçamento do Estado, apresentar uma proposta negocial e procurar chegar a um acordo", tendo encontrado, "mais uma vez", a "intransigência", lamenta o primeiro-ministro.

A+ / A-

O primeiro-ministro lamentou esta sexta-feira, no Cartaxo, que os sindicatos dos professores se tenham "mantido irredutíveis no finca-pé, sem terem correspondido ao esforço" do Governo para chegar a um acordo.

António Costa, que visitou a Agroglobal - Feira das Grandes Culturas, no último dia do certame que decorre em Valada, no concelho do Cartaxo, reagia à ausência de acordo nas negociações que o Governo tem mantido com os sindicatos dos professores sobre a contagem do tempo de serviço.

Segundo o primeiro-ministro, o Governo fez um "esforço" para, "cumprindo o que consta da Lei do Orçamento do Estado, apresentar uma proposta negocial e procurar chegar a um acordo", tendo encontrado, "mais uma vez", a "intransigência".

"Tenho pena. Como se costuma dizer, é sempre preferível um mau acordo que um desacordo. Tenho pena que não tenha havido acordo", declarou, sublinhando que o ministro da Educação "brevemente explicará ao país" que o Governo "vai dar cumprimento àquilo que consta da Lei do Orçamento do Estado".

Costa disse esperar que o ano letivo "decorra da forma o mais tranquila possível" e acreditar que "os professores saberão distinguir bem, como sempre souberam distinguir, aquilo que são conflitos laborais daquilo que é absolutamente fundamental que é o seu compromisso com as crianças, com as famílias, com o país".

"Haverá seguramente lutas, divergências, greves, manifestações, mas isso não comprometerá aquilo que é essencial, que é a enorme competência dos nossos professores, a sua dedicação imensa às nossas crianças", acrescentou.

António Costa visitou a Agroglobal na companhia dos ministros da Agricultura português, Capoulas Santos, e espanhol, Luís Planas Puchades, no final de três dias de um certame que acontece de dois em dois anos em 200 hectares de terreno junto ao rio Tejo que são propriedade do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV), tutelado pelo Ministério da Agricultura.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Espera pela pancada
    07 set, 2018 Maioria Adeus 21:00
    Se o governo prefere canalizar fortunas de centenas de milhões de euros para manter a tona Bancos Falidos, em vez de apostar na Educação, falar em profissionalismo e competência é anedota. Receio que as notas dos alunos baixem e haja muita gente leia-se alunos, prejudicada pelo confronto e desencanto existente... Ainda bem que tenho licença de uso e porte de arma ...
  • Baitú
    07 set, 2018 PortiNão 19:47
    QUE GRANDE FANFARRÃO!

Destaques V+