Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Trump pede investigação ao “The New York Times”

07 set, 2018 - 17:43

Em causa está um editorial anónimo, da autoria de um alto funcionário da Casa Branca, com duras críticas para Trump e a questionar a sua competência para exercer o cargo.

A+ / A-

O Presidente norte-americano, Donald Trump, ordenou esta sexta-feira ao procurador-geral que abra uma investigação ao jornal “The New York Times”.

Em causa está um editorial anónimo, da autoria de um alto funcionário da Casa Branca, com duras críticas para Trump e a questionar a sua competência para exercer o cargo.

Em declarações aos jornalistas a bordo do avião “Air Force One”, o líder norte-americano disse que o artigo deve ser investigado como uma questão de segurança nacional.

Donald Trump também disse aos jornalistas que está a equacionar a possibilidade de avançar com uma ação judicial contra o “The New York Times”.

O diário norte-americano voltou a enfurecer Donald Trump, desta vez com um editorial anónimo. O texto de opinião, publicado na quarta-feira, tem como autor um membro da administração, que questiona a competência mental do Presidente dos Estados Unidos e atira para o ar a possibilidade da equipa de Trump tentar afastar o Presidente do poder.

O NYT raramente publica textos sem autor e o próprio jornal explicou que apenas o tinha feito em outras cinco ocasiões. O editorial colocou em alvoroço a Casa Branca e o país.

No texto, o autor diz-se "parte da resistência na administração Trump", acusa o Presidente de tendências anti-democráticas e assegura que vários membros e secretários "estão a trabalhar diligentemente a partir de dentro para frustrar a sua agenda e as suas piores inclinações".

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+