Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Convívios Fraternos promovem encontro em Fátima

07 set, 2018 - 09:42 • Teresa Paula Costa

O 45º Encontro Nacional dos Convívios Fraternos decorre este fim de semana, em Fátima.

A+ / A-

Arranca esta sexta-feira, em Fátima, o 45º Encontro Nacional dos Convívios Fraternos, com o tema “Haja Festa de mãos dadas”, que corresponde ao primeiro verso do hino do cinquentenário das aparições. A decorrer até 9 de setembro na Casa do verbo Divino, o encontro inclui o Congresso Nacional “Novos Rumos”.

Segundo o Padre Valente de Matos o Congresso “surge da necessidade que temos, cinquenta anos volvidos sobre a fundação dos Convívios Fraternos, de fazer uma nova reflexão, a nível nacional e internacional, sobre o movimento, projetá-lo no futuro e encontrar novos rumos para que possamos ser resposta para a problemática pastoral e apostólica dos jovens que, nos dias de hoje, estão tão afastados de Deus.” Uma iniciativa que assume “particular importância” tendo em conta que a Igreja Católica se prepara para realizar uma Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, dedicada aos jovens, de 3 a 28 de outubro.

Fundado a 17 de maio de 1968, em Castelo Branco, pelo Padre Valente de Matos, o Movimento Convívios Fraternos é, desde 2010, reconhecido pela Conferência Episcopal Portuguesa. Por ele passaram já, ao longo destes 50 anos, perto de 60 mil jovens e cerca de 800 casais.

O Congresso inclui uma mesa redonda a realizar no dia 7, de manhã, sobre a história e os frutos do movimento. De tarde, haverá trabalhos em grupo sobre diversas temáticas e a apresentação dos respetivos resultados. No sábado de manhã, serão definidas as linhas de ação e responsabilidades.

Neste encontro/congresso em Fátima vai estar presente a sua Cruz Jubilar que tem estado em peregrinação por todas as dioceses católicas portuguesas onde o movimento está implantado, assim como em Moçambique e Paris.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+