A+ / A-
Seleção Nacional

Fernando Santos faz exercício de futurologia para o Euro 2020

05 set, 2018 - 12:17

O selecionador nacional admite que alguns dos jogadores, antes menos (ou nada) habituais, que convocou para os jogos com Croácia e Itália estarão na próxima grande competição.
A+ / A-

Fernando Santos previu, esta quarta-feira, que vários jogadores que convocou para os jogos com Croácia e Itália, entre os quais não estão dez elementos que foram ao Mundial 2018, estarão no Euro 2020.

"Este é o início de um ciclo, um ciclo que acaba no Euro 2020, onde vamos querer defender título. Sabemos que, quando lá chegarmos, alguns destes [jogadores] vão ter de lá estar. É a oportunidade certa para que estes jogadores possam mostrar as suas capacidades, mas isto não afasta nenhum dos outros", assinalou o selecionador nacional, em conferência de imprensa de antevisão do particular com a Croácia.

Fernando Santos rejeitou a ideia de que esta seja uma oportunidade para provar que a seleção é mais que o seu capitão: "A seleção nunca foi nem mais nem menos do que Cristiano Ronaldo. A seleção é a seleção, com Cristiano Ronaldo. Ronaldo vai estar apto durante muito tempo".

Experiências frente à vice-campeã do mundo

O selecionador assumiu que deverá jogar num 4-3-3, "não muito rígido, mais perto do clássico", perante a ausência de Ronaldo e a necessidade de criar entrosamento entre os jogadores, alguns deles estreantes.

"É muito importante que os jogadores se vão conhecendo uns aos outros. Muitos jogadores têm muitos jogos, outros não têm, outros começaram a época mais tarde. Esta equipa vai-se construindo com jogo", explicou.

A opção pela Croácia, vice-campeã do mundo, para uma convocatória com muitas caras novas não causa estranheza a Fernando Santos. "A Croácia é uma equipa fortíssima, ao nível de Itália, Espanha França ou Portugal. O nosso jogo mais difícil do Euro 2016 foi, à exceção da final com a França, com a Croácia. Vai ser um excelente confronto e espero ter uma boa resposta da minha equipa", sublinhou o selecionador.

Portugal defronta a Croácia na quinta-feira, às 19h45, no Estádio do Algarve. Na segunda-feira, a equipa das "quinas" terá pela frente a Itália, estreia no grupo 3 da Liga das Nações, às 19h45, no Estádio da Luz.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.