Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ex-presidente do BCE aciona “botão de pânico”

04 set, 2018 - 22:20 • Sandra Afonso

Jean-Claude Trichet compara o atual sistema financeiro global com o ano de 2007, antes da crise e da maior falência financeira, a queda do Lehman Brothers. Em declarações à Renascença, o economista José Reis defende que a solução é retirar poder aos mercados.

A+ / A-

O ex-presidente do Banco Central Europeu (BCE) Jean-Claude Trichet avisa que a situação financeira mundial está tão perigosa como antes da crise de 2008.

Em declarações à agência France Press, Trichet compara o atual sistema financeiro global com o ano de 2007, antes da crise e da maior falência financeira, a queda do Lehman Brothers.

O problema continua a existir, avisa o ex-presidente do BCE, só mudou de mãos. É verdade que a enorme dívida das economias desenvolvidas, que originou a crise de 2008, já não está tão grande, mas foi compensada pelo crescimento da dívida nos mercados emergentes.

Em declarações à Renascença, o economista José Reis considera que não faz sentido falar em pré-crise ou pós-crise, vivemos uma “enorme instabilidade financeira” mundial.

O professor universitário defende que a actual situação é insustentável e só existe uma solução: retirar poder aos mercados.

“Esta situação é absolutamente insustentável. E quem talvez comece a saber isto bem são os mais poderosos, a começar pelos banqueiros. A solução é retirar poder à dimensão financeira, ao criador de instabilidades: os mercados, os fundos, os poderes sem rosto da atividade financeira.”

José Reis acusa ainda o BCE e a Comissão Europeia de servirem apenas os interesses dos mercados.

Ainda de acordo com este professor de Economia da Universidade de Coimbra, Portugal é um exemplo da pouca prioridade que é dada à economia e ao sector produtivo. Aposta-se cada vez mais no turismo, porque já não conseguimos criar riqueza, conclui.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+