Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

“Vivemos num país com risco sísmico. Devemos estar preparados”

04 set, 2018 - 15:26 • André Rodrigues

Em declarações à Renascença, a sismóloga Susana Custódio refere que, quando há um sismo como o desta terça-feira, "é uma oportunidade para rever as medidas de prevenção e de segurança".

A+ / A-

Veja também:


A terra tremeu esta terça-feira manhã, "mas isso não significa que estejamos perante um aumento preocupante da atividade sísmica" em Portugal, diz à Renascença sismóloga Susana Custódio.

Professora da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa não vê motivos para alarme depois do abalo de magnitude 4.6 na escala de Richter, com epicentro a 140 quilómetros a noroeste de Peniche, ter sacudido o litoral norte e centro.

Em declarações à Renascença, esta especialista lembra que os tremores de terra em Portugal são "uma realidade que muitas vezes esquecemos porque, por vezes, passam-se intervalos muito grandes entre ocorrências".

Mas Susana Custódio diz que basta consultar a página do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) na internet para perceber que "há pequenos sismos todos os dias, em todo o país. Portanto, quando acontecem, os tremores de terra lembram-nos que vivemos num país com risco sísmico e que, por isso, devemos estar preparados para eles".

Sismos não se evitam, mas a destruição pode ser prevenida

Quando se dá uma ocorrência como a desta terça-feira, "é uma oportunidade para rever as medidas de prevenção e de segurança".

Susana Custódio considera que, "de uma maneira geral, estamos sensibilizados para a necessidade de prevenir os efeitos dos sismos, mas podíamos estar mais”.

Desde logo, ao nível da adoção de estruturas antissísmicas que está prevista na lei, mas que não é aplicada, sobretudo, nos casos de reabilitação de imóveis antigos.

"Temos boas leis, mas é preciso maior consciência por parte da população para que essas leis sejam cumpridas. Todos nós temos um grande papel no que toca a pressionar os decisores", conclui Susana Custódio.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Provinciano
    04 set, 2018 Ora da Província 17:27
    É só isto o que têm a dizer sobre um sismo de intensidade média sentido no Norte e Centro do país...? Pois é verdade, o país é apenas LISBOA, o resto é paisagem!

Destaques V+