Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ministro português está no Brasil e lamenta a perda irreparável

03 set, 2018 - 11:10 • Fátima Casanova com Redação

O fogo no Museu Nacional no Rio de Janeiro destruiu 200 anos da história do Brasil. O ministro português da Cultura, Castro Mendes, manifesta-se "consternado".

A+ / A-

O ministro português da Cultura lamenta a perda irreparável do Museu Nacional do Rio de Janeiro, que foi destruído pelo fogo na última noite. Luís Castro Mendes está no Brasil.

À Renascença, Castro Mendes revela que já mandou uma mensagem ao homólogo brasileiro manifestando "grande pesar, consternação e solidariedade com o povo e as instituições culturais brasileiras".

Castro Mendes reconhece que o edifício necessitava de obras de reestruturação e lembra ser público a existência de projetos do governo brasileiro para "criar melhores condições para o museu".

Das várias visitas que realizou ao museu, Castro Mendes recorda as "coleções riquíssimas na parte botânica". "Tinha um arquivo e uma biblioteca de estudos científicos de grande importância nessas áreas das ciências naturais e um acervo histórico com importantes coleções de arte egípcia", destaca.

As causas do incêndio no Museu Nacional do Rio de Janeiro ainda estão por apurar. A falta de água nas bocas de incêndio atrasou o combate às chamas. Os bombeiros lançaram, entretanto, um alerta para o risco de colapso do edifício

Para o ministro brasileiro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, a tragédia resulta de anos de negligência. Também o Presidente do Brasil, fala em dia trágico para a museologia do país. Em comunicado, Michel Temer, diz que foram perdidos duzentos anos de trabalho, pesquisa e conhecimento.

As perdas são ainda incalculáveis. O museu tinha um acervo composto por mais de 20 milhões de peças, distribuídas por coleções que servem de base para a pesquisa desenvolvida pelos Departamentos de Antropologia, Botânica, Geologia e Paleontologia. Grande parte desse acervo ficou reduzido a cinzas.

O museu, fundado pelo rei português D. João VI e que serviu de residência para a família real durante o Império, era o mais antigo do Brasil.

Incêndio destrói Museu Nacional do Rio de Janeiro
Incêndio destrói Museu Nacional do Rio de Janeiro
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+