Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

U2 voltam à estrada. Arranca digressão europeia que passa por Portugal

31 ago, 2018 - 12:27

Há um português a preparar um pedido de casamento. Vai acontecer no concerto da banda em Hamburgo.

A+ / A-

A banda irlandesa U2 dá esta sexta-feira o primeiro concerto da digressão europeia "eXPERIENCE + iNNOCENCE", com o arranque em Berlim de uma série de espetáculos que vai passar por várias cidades alemãs com portugueses a assistir.

Esta semana, o vocalista da banda, Bono, publicou um artigo de opinião no Frankfurter Allgemeine Zeitung no qual defendeu que "a Europa é um pensamento que precisa de se tornar um sentimento".

"Disseram-me que uma banda de rock está no seu melhor quando é um pouco transgressora: quando estica os limites do chamado bom gosto, quando choca, quando surpreende", escreveu, adiantando que a banda pretende, durante os concertos, agitar uma bandeira da União Europeia, "grande, brilhante e azul".

A digressão europeia dos U2 vai passar por Portugal, com o apoio da RFM, rádio do grupo Renascença Multimédia. Depois de passarem por Berlim, Colónia e Paris, a banda vai estar em Lisboa para dois concertos, a 16 e 17 de setembro. Voltam à Alemanha a 3 de outubro. Da digressão europeia fazem ainda parte cidades como Madrid, Copenhaga, Amesterdão, Milão, Manchester, Londres, Belfast e Dublin.

Português na Alemanha prepara pedido de casamento

David Caneira tentou Berlim e Lisboa, sem sucesso, mas acabou por garantir três entradas "em pouco mais de dez minutos" para a cidade onde vive, Hamburgo. "Tive sorte", sublinha o português, a residir na Alemanha há duas décadas.

Foi também há 20 anos que assistiu ao primeiro vídeo dos U2 - com um primo - e, desde então, ouve-os "todos os dias". Tem todos os discos, quase todos os DVD, várias t-shirts e uma aquisição recente: uma tatuagem na perna com "uma palavra escrita que Bono usou numa fita, na cabeça, que diz 'coexist'".

"Neste concerto vou pedir a minha namorada em casamento, e já estou a preparar algumas coisas, ainda não sei se vai ser antes ou durante", confessa o português de 37 anos, que assume ser mais do que "um fã normal". "Às vezes até acho que sou um bocadinho doente", confessa entre risos.

O amor pelos U2 vai ainda mais longe: se tiver um filho, David já pensou nos nomes, gosta de Larry "que é o nome do baterista, ou então Adam", como o baixista da banda irlandesa.

"Uma vez consegui vê-los, por acaso. Estava em Berlim sozinho, para ver um dos concertos. Andava a passear pela cidade, nas Portas de Brandeburgo, e eles estavam no Hotel Adlon. Vi lá muitos carros parados e a estrada fechada. Depois aproximei-me e vi que eram eles. O coração começou a bater mais rápido", partilha David Caneira.

O concerto de U2 em Hamburgo, marcado para 4 de outubro, vai ser o sexto que já viu da banda, depois de três em Berlim, um em Colónia e outro em Hannover, sempre na Alemanha. Para a irmã, Ana Carina Caneira, é uma estreia.

"Como ouvia U2 quando era solteira e arranjei um bilhete em conta, que foi o meu irmão que comprou, decidi ir", conta Ana Carina Caneira que pagou perto de 90 euros pelo bilhete, mas acrescenta que as colegas portuguesas "pagaram mais".

O marido também queria ir, mas acabou por não conseguir entrada. Para o concerto, Ana Carina Caneira vai tentar levar uma bandeira portuguesa.

David Caneira não tem um alinhamento favorito para o concerto, em Hamburgo, porque gosta "das músicas todas", pede apenas mais canções do álbum "Achtung Baby", editado em 1991.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+