Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Maioria dos europeus diz "não" à mudança da hora

30 ago, 2018 - 16:28

Mais de 80% das pessoas que responderam a um inquérito da Comissão Europeia defendem a abolição da medida, avança emissora alemã.

A+ / A-

A maioria dos cidadãos europeus que respondeu a um inquérito da Comissão Europeia quer acabar com a tradicional mudança da hora. A notícia está a ser avançada pela emissora alemã Deutsche Welle.

Mais de 80% das pessoas que deram a sua opinião defendem a abolição da medida que começou a ser introduzida há um século, com o objetivo de poupar energia.

Cerca de 4,6 milhões de europeus responderam a este que é o maior inquérito realizado pela Comissão Europeia.

Os resultados oficiais vão ser divulgados esta quinta-feira.

Mas porque é que a hora muda? As explicações remontam à I Guerra Mundial, quando o consumo de energia foi direccionado para o esforço de guerra. A população civil começou a sentir dificuldades para garantir o aquecimento e iluminação das habitações, pois era preciso poupar carvão e, até, velas.

Os especialistas debruçaram-se, então, sobre a possibilidade de se mudar a hora, para conseguir mais luz natural e temperaturas mais elevadas. Uma ideia que já tinha sido estudada no passado, por exemplo, por Benjamin Franklin.

Foi então que “há cem anos, em 1916, e por causa da I Guerra Mundial e devido ao combustível utilizado no esforço de guerra, que não podia ser utilizado para o bem estar das pessoas, que foi introduzida, pela Alemanha, formalmente, a mudança de hora”, explicou à Renascença Rui Agostinho, director do Observatório Astronómico de Lisboa. “Portugal adoptou esta prática nesse mesmo ano”, conta.
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Bernardete de Melo
    02 set, 2018 Funchal São Martinho 14:25
    Mudança da hora ou não? Eu, sou a favor da não mudança! Em muitos países do mundo começam a trabalhar às cinco horas, ainda é madrugada e saem dos empregos às dezassete horas. E no entanto são os mais produtivos, e a economia do pais é em alta como na América e China... O povo português, no entanto só sabe é reivindicar tudo! Nunca estão contentes com nada. Porem quando emigram sujeitas-se a tudo! É por isso que Portugal nunca evolui em relação à produtividade.
  • Manuela
    31 ago, 2018 Lisboa 15:52
    Há pouco ouvi nas Notícias da Renascença, alguém a quem perguntaram, se era bom ou mau, mudar a hora para o horário de Inverno; esse alguém respondeu que as crianças que vão para as escolas com o horário de Verão, vão para a escola ainda de noite! Agora é a minha opinião: eu sempre achei que era errado, as escolas começarem as aulas às 8h da manhã! porque não começam as aulas às 9h da manhã? porque abrem as escolas antes do horário dos estabelecimentos? eu acho que as crianças devem ir para a rua quando há gente a circular na rua e quando saem da escola, também uma hora mais tarde, não ficam tanto tempo em casa sozinhas! e com o horário de Verão, não escurece tão cedo! ainda anda muita gente na rua! Não é o horário (fuso horário de Verão) que deve mudar! é o horário das escolas, o horário das fábricas... Reparem: há comercio que abre às 9h, outro que abre às 10h, as repartições de finanças e afins, fecham às 17h, aqueles que querem tratar de algum assunto têm que faltar ao emprego... então no meu ver são os horários laborais, que precisam de ser mudados, não o horário de Verão, porque com o horário de Verão gasta-se menos luz, não anoitece tão cedo! mas se as pessoas forem a dormir para o emprego, encontram as luzes acesas! ainda há uma opção no horário de Verão, custa mais levantar da cama para ir para o frio da rua, do que sair de uma escola ou emprego ao fim da tarde, porque depois de um dia de sol, mesmo com frio, não é tão frio, como de manhã que ficou com a humidade...
  • Jose Carlos Fonseca
    31 ago, 2018 Maia 11:37
    A mudança da hora é mesmo uma estupidez. O tempo andar para trás quando muda para a hora de inverno.
  • Sandro Castanho
    30 ago, 2018 setubal 18:27
    essa gente e doida a mudança de hora perdurara no tempo !
  • 30 ago, 2018 aldeia 17:33
    É uma "parvoíce" o mudar a hora.

Destaques V+