Tempo
|
A+ / A-

Síria. Guterres alerta para “riscos crescentes de uma catástrofe humanitária"

29 ago, 2018 - 23:24

Em causa, uma alegada ofensiva militar na província de Idelb.

A+ / A-

Veja também:


O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, alerta sobre os "riscos crescentes de uma catástrofe humanitária" no caso de o Governo sírio e os seus aliados avançarem com os planos para uma ofensiva na província de Idleb.

"O secretário-geral apela urgentemente ao Governo sírio e a todas as partes para terem moderação e priorizar a proteção de civis", disse o porta-voz de Guterres, Stephane Dujarric, em comunicado.

António Guterres também pediu que a Rússia, Turquia e Irão - responsáveis pelo cessar-fogo acordado em diversas áreas da Síria - dessem um passo em frente para tentar alcançar uma "solução pacífica" para a situação em Idleb.

Essa província é a última grande fortaleza da oposição síria e foi uma das quatro áreas de distensão acordadas nas negociações realizadas em Astana, no Cazaquistão, por esses três países.

No entanto, a Rússia defendeu a necessidade de atacar a província de Idleb, posição que os seus aliados de Damasco esperavam há várias semanas.

"Este é o último foco de terroristas, que tentam especular sobre o estatuto de zona desmilitarizada (...). Assim, de todos os pontos de vista, é necessário liquidar este 'furúnculo'", disse o ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Sergei Lavrov, após um encontro com o seu homólogo saudita, Adel al-Jubeir.

Lavrov fez estas declarações na terça-feira, depois de a ONU e as potências ocidentais terem alertado sobre a crise humanitária que pode desencadear uma operação desse tipo.

A província de Idleb, que foi alvo de ataques aéreos nas últimas semanas, não só acolhe opositores armados, como um grande número de civis e refugiados de outras províncias do país.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Recife
    30 ago, 2018 Porto 16:25
    Guterres sem apoios dos EUA em diversos comités anti Trump.A ONU agrediu EUA e ai tem resposta.Nem a arma dos direitos humanos usada para intervenções surte efeito pois Trump abandonou o comité e transmitiu a todo o MUNDO pois cerceava ação económica e financeira do PR EUA q considerou o comité de ação HIPÒCRITA.

Destaques V+