Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Trump acusa Google de manipular resultados das pesquisas sobre si

28 ago, 2018 - 14:17 • Rui Barros

O Presidente dos EUA não gosta dos resultados que aparecem no Google quando pesquisa o seu nome. E por isso usou o Twitter para denunciar o caso.

A+ / A-

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, acusou esta terça-feira o popular motor de pesquisa Google de manipular os resultados de pesquisa de forma a apresentar conteúdos negativos sobre si.

Numa publicação na rede social Twitter, Donald Trump denunciou o alegado enviesamento do motor de pesquisa, classificando a situação como “muito séria”, prometendo que a sua administração abordará a questão.

“Os resultados para a pesquisa “Trump News” (notícias Trump) mostra apenas a visão dos Fake News Media. Por outras palavras, estes resultados sobre estão MANIPULADOS, em relação a mim a outros, para que quase todas as notícias sejam MÁS. A falsa CNN é proeminente. Os média republicanos/conservadores e justos são excluídos. Isto é ilegal”, argumenta o Presidente norte-americano.

Mas este não foi o único ‘tweet’ que o presidente dedicou ao assunto. Numa segunda publicação, Trump argumenta ainda que os 96% dos resultados para esta pesquisa vêm daquilo que apelida de “média da esquerda nacional”, acrescentando ainda que o problema não se resume ao Google, mas a outras plataformas na internet.

Esta não é, aliás, a primeira vez que Donald Trump ataca alguns dos gigantes de Silicon Valley. Ainda no passado dia 24 de agosto, o Presidente reagiu à suspensão de várias contas no Facebook e no Twitter, acusando estas plataformas de estarem a “silenciar pessoas”.

Uma questão de algoritmos

Os resultados da pesquisa que aparecem quando um utilizador pesquisa algo são decididos por um algoritmo complexo que combina inúmeros factores, alguns dos quais apenas conhecidos pela própria empresa. Para além de especificações mais técnicas, como a velocidade do site, o resultado é também personalizado, com os dados de navegação prévia e a o histórico de pesquisas a influenciar o resultado obtido.

Esse mesmo facto é realçado pela empresa-mãe da Google, a Alphabet, que, em comunicado, refuta a acusação do líder norte-americano, dizendo que os resultados das pesquisas "não são usados para definir agenda política" e que, por isso, os resultados nunca são distorcidos.

"Continuamos a trabalhar para melhorar a pesquisa do Google, mas nunca manipulamos os resultados das pesquisas", reforçou a empresa, desmentindo Donald Trump.


[Notícia atualizada às 15h57 com a resposta da Google a Donald Trump]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Anónimo
    27 dez, 2018 01:40
    Ó "Cancelo", se gostas tanto do Trump, emigra e vai ter com ele. Não queremos escumalha como tu por cá.
  • cancelo
    29 ago, 2018 lisboa 14:04
    Dizer mal de TRUMP tornou-se negócio polivalente e união forte entre os Tumpistas.A globalização desregulada destruidora de grandes Países e enriquecedora de grandes organizações e impérios comerciais e de influencia acabou.A guerra de interesses continua mas a América pós Trump vai ser mais Trumpista que a atual.resolvam integrar-se no novo mundo ou abrem falência ou serão rejeitados.
  • JMC
    29 ago, 2018 USA 02:31
    Caros comentadores Viviane e So Aires: Sendo um cidadão americano cuja língua materna não é a sua língua maravilhosa, tudo que eu tenho a dizer é que vocês foram enganados. Acreditem em mim: Trump é pura maldade. Não se enganem pela extrema direita neste mundo moderno. Nada de bom pode vir desse mafioso Trump que é um narcisista incurável. Esperem para ver o que vai acontecer. Por favor, façam algumas pesquisas sobre a realidade de Trump e o nascente movimento mundial de extrema-direita antes de reagirem visceralmente.
  • Anónimo
    29 ago, 2018 01:39
    O anónimo das 19:22 e o JMC têm razão. Quanto aos Trumpanzees "Viviane" e "So ares", de que estão à espera para irem ter com o Trump? Nada de Serviço Nacional de Saúde para quem defende Trump. Emigrem para os EUA e experimentem o sistema de saúde que Trump defende. Escumalha!
  • JMC
    28 ago, 2018 USA 19:56
    Como eu já disse (pela enésima vez), Trump é o arquétipo do sociopata narcisista. Sem sombra de dúvida, o mundo––em todas as vertentes–– gira à volta dele.
  • Anónimo
    28 ago, 2018 19:22
    Alguém arranje um "safe space" para o "snowflake" Donald Trump.
  • Viviane
    28 ago, 2018 Vizela 19:00
    Jornaleiros da treta! Criticar sabeis vós, mas aceitar as críticas... está quieto! Não gostais? É verdade verdadinha, que de tanto ódio à Trumpa ainda vai virar em amor! Ainda estais à espera de um pedido de desculpas quando ele disse que os jornalistas são a pior raça à face do planeta?? Pois, esperai sentados! Considerai-vos os donos da verdade? Os supra-sumo da inteligência?? Pensais que sabeis de tudo e de mais alguma coisa? Quando surgiram estes comentários às vezes ainda escrevia "olhai que isso está errado..." Para quê? Para vossas excelências ir a correr a emendar e depois quem vem a seguir a ler a notícia diz assim "olha que parvo aqui comentou disse que estava mal, não está nada! Seu ignorante" Pois as asneiras que escreveis assim ficam, a mim não me pagam para vos andar a corrigir. Não direi que os jornalistas sejam a pior raça..., mas que são umas grandes melgas lá isso são! Ps: Menos Photoshop!!
  • So Ares
    28 ago, 2018 Aires 14:58
    A Google manipula dados, a RR manipula fotografias... e eu não sei de onde vem tanto ódio que os jornaleiros têm pelo Presidente dos EUA. Começa a ser doentio, para quê andar sempre à cata da pior pose, do gesto mais irrefletido, do comentário menos oportuno,... Eu sei que ele disse que os jornalista eram a pior raça à face da terra, mas também é verdade que a carapuça só serve a quem a veste! No fundo estais a dar razão ao homem. Fazeis de tudo para o denegrir, ora, então se não sois assim tão rascas, porquê estar a retribuir na mesma moeda?? Oxalá que tenhais de ora avante um pouco mais de inteligência.

Destaques V+