Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

e-toupeira

"É muito importante a abertura de um inquérito ao Benfica", defende Lúcio Correia

28 ago, 2018 - 13:02 • Henrique Cunha

O especialista em direito desportivo considera que, perante os factos que são de conhecimento público, "parece difícil que o caso tenha consequências ao nível desportivo", mas importa obter mais esclarecimentos.

A+ / A-

O especialista em direito desportivo Lúcio Correia considera "muito importante" a abertura de um inquérito ao Benfica por parte do Conselho de Disciplina de modo a "aferir uma eventual responsabilidade desportiva".

"É fundamental que as instâncias desportivas tentem apurar junto do Ministério Público o tipo de crimes de que a SAD encarnada é indiciada para, depois, se aferir eventual responsabilidade desportiva", defende o jurista, em declarações à Renascença.

"É muito importante a abertura de um inquérito ao Benfica, por parte do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol", sublinha Lúcio Correia, para quem é prematuro falar-se de eventuais consequências desportivas decorrentes do facto da SAD do Benfica ter sido constituída arguida no âmbito do processo e-toupeira.

Perante os factos que são de conhecimento público, Lúcio Correia diz que "parece difícil que o caso e-toupeira tenha consequências ao nível desportivo", mas importa esclarecer "se o Benfica violou o regime disciplinar que está previsto no regime jurídico das federações ou, eventualmente, alguma disposição do regulamento disciplinar da Liga".

"As noticias que têm vindo a público não têm a ver tanto com questões de matéria desportiva, mas sim com questões colaterais de âmbito desportivo", aponta o specialista.

Para o especialista, "deve-se apurar se a violação do segredo de justiça favoreceu alguém através do conhecimento prévio de matérias que dizem respeito a concorrentes diretos desportivos", facto que reforça "a importância da abertura de um inquérito do Conselho de Disciplina".

A SAD do Benfica foi constituída como arguida no processo e-toupeira, em que se investiga a utilização abusiva de credenciais informáticas na plataforma Citius de uma magistrada do Ministério Público para desta forma, alegadamente, recolher informação relacionada com processos envolvendo o Benfica.

O inquérito, dirigido pelo Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Lisboa, tem por objeto factos suscetíveis de integrarem crimes de corrupção, peculato, violação do segredo de justiça, favorecimento pessoal, falsidade informática, acesso ilegítimo e burla informática.

Entre os arguidos cuja identidade é conhecida constam o assessor jurídico do Benfica, Paulo Gonçalves, três funcionários judiciais e o agente de futebolistas Óscar Cruz, a que se junta agora a SAD do Benfica.

Contactada pela Renascença, a Liga de Clubes diz que, tal como em relação a outros processos, não faz comentários.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Juíz Vermelho
    29 ago, 2018 Catedral da Luz 12:39
    Não esqueçam também o Cashball, a mala do Marítimo, os 780 mil Euros do EstorilGate, as "ofertas" do GR do Boavista, as invasões e ameaças aos árbitros, etc etc. Isso do Google Maps da PJ Tripeira só ter a rota da Catedral da Luz...
  • Juíz Vermelho
    29 ago, 2018 Catedral da Luz 12:39
    Não esqueçam também o Cashball, a mala do Marítimo, os 780 mil Euros do EstorilGate, as "ofertas" do GR do Boavista, as invasões e ameaças aos árbitros, etc etc. Isso do Google Maps da PJ Tripeira só ter a rota da Catedral da Luz...
  • Atento
    29 ago, 2018 Leça da Palmeira, Matosinhos 09:23
    Dado o domínio efectivo do Benfica ... a demissão da PGR vai ser a solução para tudo ser abafado ...
  • oliveira
    28 ago, 2018 braga 18:25
    é o Benfica...
  • Pedro Godinho
    28 ago, 2018 Lisboa 18:00
    Esta notícia só pode surpreender quem não saiba que o Dr. Lúcio Correia é um fervoroso adepto benfiquista.
  • Pedro Santos
    28 ago, 2018 Porto 15:46
    E coragem para isso?
  • Americo
    28 ago, 2018 Leiria 15:32
    O pânico tende a alastrar-se. Já parece o sr.meirim. Comentava tudo. Agora no CD fez o que fez. Sem vergonha........

Destaques V+