Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Sérgio Marquês

"Ídolo" na China, Ramires regressa ao Benfica em "boa condição" e para se "impor"

27 ago, 2018 - 18:10 • José Pedro Pinto

Treinador português de 41 anos está há um ano a trabalhar na China e relata, a Bola Branca, o estatuto de destaque de que o médio brasileiro usufrui naquele país. Aos 31 anos, Ramires volta à Luz para fazer uma "excelente" época.

A+ / A-

Ramires vai voltar ao Benfica mas a questão impõe-se: "que" Ramires se apresentará para uma segunda vida na Luz?

Bola Branca falou com Sérgio Marquês, treinador português que há pouco mais de um ano rumou à China com a missão de formar jovens futebolistas e treinadores daquele país.

O médio brasileiro, de 31 anos, será emprestado pelo Jiangsu Suning aos encarnados e, de resto, é mesmo esperado em Lisboa já esta terça-feira para voltar a vincular-se ao emblema da Luz.

Numa altura em que se questiona qual a forma física de Ramires, campeão pelo Benfica em 2009/10, sob o comando de Jorge Jesus, a realidade é que Sérgio Marquês acalma as dúvidas na nação encarnada.

"A condição do Ramires é boa", atesta o treinador de 41 anos, que se distinguiu ao serviço do Estrela da Amadora, como jogador e que prevê voos altos do "trintão" no regresso ao Benfica.

"Vai para o Benfica, um clube onde já foi feliz e por isso é que regressa. Vai fazer um excelente campeonato e vai alcançar os seus objetivos: pessoais e coletivos", prossegue, recordando a passagem de três anos do médio pelo futebol chinês.

"Do que conheço do Ramires, ele sempre jogava da mesma maneira. Não se escondia. Era sempre a mesma pedalada. A idade não interessa muito. O Ramires vai chegar ao Benfica e vai impor-se", acredita Sérgio Marquês, definindo, nesta altura, o maior desafio que se apresenta perante o "canarinho".

"É um jogador internacional, com muitos anos de experiência e muita classe. Depois, há que ver a condição física, porque no Benfica terá outro tipo de trabalho, diferente do que se pratica na China. Só o tempo o dirá", salienta.

Ramires: capitão de equipa e "um ídolo" na China

Ramires transferiu-se do Chelsea para o Jiangsu Suning, em 2016 - depois da mudança do Benfica para os "blues", no verão de 2010, a troco de 22 milhões de euros - e provocou logo um impacto brutal.

Prova disso mesmo: cedo se tornou capitão de equipa, contribuindo com 17 golos em 71 jogos. Por isso, não é de espantar que tenha estatuto de destaque junto do público do futebol chinês.

"No seu clube, o Ramires era praticamente um ídolo", relembra Sérgio Marquês.

"O povo chinês gosta dos jogadores que dão tudo e o Ramires é um desses jogadores. Foi capitão de equipa durante três anos e só por aí vê-se que é uma pessoa muito querida no seu clube e na China. Mas há sempre aquela vontade de querer sair da China. É normal. Foram muitos anos na China, jogou sempre. E, agora, chegou a altura de ingressar no Benfica, um clube que já conhece. De certeza que não foi uma decisão difícil", completa.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+