Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

K1 5000

Fernando Pimenta é bicampeão do mundo. "Soube muito bem esta dobradinha"

26 ago, 2018 - 17:27

O atleta de Ponte de Lima, de 29 anos, ganhou a segunda medalha de ouro na competição em Montemor-o-Velho.

A+ / A-

O canoísta Fernando Pimenta fez a dobradinha no Campeonato do Mundo de canoagem: sagrou-se bicampeão de K1 5000 mil metros, este domingo; depois, de sábado ter conquistado a medalha de ouro de K 1000 mil metros.

“Foi uma prova muito nervosa, ninguém queria assumir a liderança mas tentei ir deixando os adversários mais diretos para trás. Tentei colocar um ritmo confortável e senti-me muito bem, depois foi gerir e quando o treinador disse ‘up’ foi seguir as instruções e dar toda a força. Soube-me muito bem esta dobradinha”, disse Fernando Pimenta no final da prova aos jornalistas.

O ouro foi conquistado no último dia dos Mundiais de Canoagem, em Montemor-o-Velho.

O atleta, de 29 anos, revalidou assim o título dos 5.000 metros, distância não olímpica, repetindo o êxito alcançado em Racice, na República Checa, em 2017.

Para conquistar a medalha de ouro, o canoísta de Ponte de Lima completou a prova em 21.42,196 minutos, batendo o dinamarquês René Poulsen, por 1,527 segundos, enquanto o espanhol Javier Hernanz terminou em terceiro, a 4,369.

Fernando Pimenta, tricampeão da Europa dos 1.000 metros, sagrou-se campeão do mundo nesta distância pela primeira vez no sábado, e hoje acrescentou o terceiro título mundial ao seu palmarés.

Antes da vitória de sábado, o minhoto tinha conquistado o bronze em K1 1.000 nos Mundiais de 2015 e a prata em 2017. Além destas, ostenta ainda a prata em K2 500 e K4 1.000 em 2014.

O minhoto procura agora uma medalha individual nos Jogos Olímpicos Tóquio2020, depois de ter alcançado a prata em K2 1.000 em Londres 2012, juntamente com Emanuel Silva.

Marcelo fala em “feito extraordinário"

O Presidente da República felicitou o canoísta pela revalidação do título de campeão do mundo em K1 5.000 metros, "um feito extraordinário" que "muito orgulha e alegra todos os portugueses".

Em comunicado divulgado na página eletrónica da Presidência da República, Marcelo Rebelo de Sousa "felicita o canoísta Fernando Pimenta pela revalidação do título de campeão do mundo em K1 5.000 metros, na última prova no campeonato que decorreu esta semana em Montemor-o-Velho".

O Presidente da República "saúda ainda a Federação Portuguesa de Canoagem e a câmara municipal de Montemor-o-Velho, pela organização desta prestigiante prova em Portugal, provando a capacidade dos portugueses não só na participação, mas também na organização de grandes provas desportivas".

O ministro da Educação também felicitou Fernando Pimenta pela conquista da medalha de ouro em K1 5.000 metros dos Mundiais de canoagem, enaltecendo o "atleta de exceção" e o "grande exemplo" do português.

"Imenso orgulho num atleta de exceção que é o Fernando Pimenta (...) reafirma-se assim como um dos grandes atletas portugueses, melhor canoísta português de todos os tempos. E além de ser um grande campeão é para todos os que o conhecemos bem um grande exemplo e um ídolo para milhares de jovens atletas, não só canoístas, mas para aqueles que gostam de desporto", disse Tiago Brandão Rodrigues, em mensagem enviada à agência Lusa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Sasuke Costa
    01 set, 2018 11:18
    Coisas que só muito poucos atingem misturando rigor e disciplina. Excelente reconhecimento.

Destaques V+