Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Situação da ferrovia é reflexo da destruição da Sorefame, acusa Jerónimo

25 ago, 2018 - 19:53

Líder comunista fala de “um país desarmado, sem meios, sem capacidade de resposta soberana”.

A+ / A-

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, disse hoje que a situação da ferrovia em Portugal é um reflexo da destruição, em 2003, da Sorefame, empresa que produzia carruagens no país.

"Foi hoje notícia que a Renfe espanhola não terá comboios para alugar a Portugal. Pouco importa se a notícia tem ou não total fundamento, o que assim revela é a situação de um país desarmado, sem meios, sem capacidade de resposta soberana para os problemas que se acumularam. É um reflexo da destruição, em 2003, da Sorefame, empresa que produzia carruagens", afirmou o líder comunista, durante uma visita ao recinto da Festa do Avante!, no Seixal, distrito de Setúbal.

O jornal Público noticiou hoje que a espanhola Renfe não pode ceder material circulante ao Governo português. Porém, numa nota divulgada durante a manhã, o Ministério do Planeamento e Infraestruturas garantiu que a contratação "será realizada nas próximas semanas".

Jerónimo de Sousa indicou que "desde 2002 que não se compram comboios" em Portugal e que, por exemplo, na Linha de Cascais são utilizados "comboios com mais de meio século", com um prazo útil "vencido há mais de cinco anos".

Na sexta-feira, em Grândola, o líder comunista também responsabilizou o PSD e o CDS-PP pela situação do transporte ferroviário no país. “Revela de forma nua e crua as consequências da política de direita, de décadas de desinvestimento, de abandono da produção e das privatizações", sublinhou.

Jerónimo de Sousa criticou também a iniciativa de Assunção Cristas e dirigentes do CDS-PP que viajaram, na terça-feira, por várias linhas ferroviárias do país para chamar a atenção para a falta de investimento no setor. "Hoje é ver a Cristas e outros a andar de transporte público e a queixarem-se daquilo que eles próprios contribuíram para fazer", apontou.

"Já nem se lembram que votaram contra as sucessivas iniciativas do PCP para reforçar e assegurar o investimento no setor. O PSD e o CDS não podem fugir do problema com esta ou aquela manobra de diversão", frisou.

Jerónimo de Sousa referiu ainda que o atual governo do PS também "não pode aligeirar responsabilidades por ter decidido manter por fazer os investimentos necessários".

Na visita à Quinta da Atalaia, na Amora, o líder comunista saudou os muitos voluntários que preparam o espaço onde irá decorrer a Festa do Avante! em 7, 8 e 9 de setembro.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cidadao
    25 ago, 2018 Lisboa 21:11
    Uma coisa boa no seu discurso: fala das culpas do governo PAF, mas não esquece as culpas do governo Geringonça. Esquece é que o PCP é um dos sustentáculos desse governo-Geringonça e andar a fazer campanha de palavras (inofensivas) contra o governo ao fim-de-semana e durante a semana votar por esse governo, isso já vimos no Bloco de Esquerda. O PCP tem de ser mais original.

Destaques V+