Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Irlandeses esperam que Papa "mostre que a Igreja é amor e justiça"

24 ago, 2018 - 17:51 • Aura Miguel, enviada a Dublin

A poucas horas da chegada do Papa a Dublin, a Renascença foi a uma paróquia sondar as expectativas dos católicos irlandeses. Mary Carney mantém esperança no que Francisco vem trazer à Irlanda.

A+ / A-

O Papa viaja para a Dublin este sábado. Apesar do motivo principal da visita ser o Encontro Mundial das Famílias, Francisco vai confrontar-se com uma Irlanda secularizada e marcada por graves feridas relacionadas com abusos de menores, factos que têm afastado muita gente da Igreja.

A poucas horas da chegada do Papa a Dublin, a Renascença foi a uma paróquia sondar as expectativas dos católicos irlandeses. Mary Carney mantém esperança no que Francisco vem trazer à Irlanda.

“As pessoas aqui estão muito feridas e a sofrer, por isso, todas anseiam por justiça e amor. E com as coisas terríveis que aconteceram na Igreja, elas não viram amor, nem justiça. Por isso, é uma grande coisa que o Papa venha e mostre às pessoas que a Igreja tem a ver com amor, com justiça, com a verdade e que a Igreja se preocupa com elas”, diz Mary Carney, junto à igreja franciscana da Imaculada Conceição, na capital da Rrlanda.

Também Patrick O’Carroll considera que a questão mais dolorosa dos abusos é um desafio para Francisco enfrentar nestes dias.

“O problema tem de ser enfrentado e veremos como vai ser abordado no próximo fim de semana. Mas esta questão não pode ofuscar os outros fatores. É uma realidade que faz parte de uma paisagem maior e as pessoas devem olhar para o todo”, sublinha.

O Papa Francisco vai, sobretudo, para o Encontro Mundial das Famílias e que o foco principal passa também pela renovação da Igreja, com novos métodos de evangelização. E que, apesar da secularização e sinais de crise, o Espírito Santo não desiste, como garante Sally Walsh.

“Sim, na história da Igreja sempre houve problemas, desde o início, mas o Espírito Santo está connosco. Ele tem a Sua agenda e, no final, vencerá com a ajuda de Nossa Senhora”, acredita Sally Walsh.

Neste sábado, o Papa Francisco deverá aterrar em Dublin pelas 10h30.



A jornalista da Renascença Aura Miguel acompanha o Papa Francisco na sua Viagem Apostólica à Irlanda com o apoio da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Francisco Mello
    25 ago, 2018 Carcavelos 08:26
    JESUS já havia dito que tudo há-de ficar às claras. Por que só agora veio ao público o caso antigo desses padres? O caso revela que é preciso ter muito cuidado (vigilância e oração) na admissão de alguém, nos seminários, ao sacerdócio. A intenção é o amor a DEUS, acima de todas as coisas? Daí, a salvação das almas (amor do próximo)? São sãos na alma? Mas por que só agora se revela o que já se podia ter sido revelado? Como diz JESUS, nada há-de ficar oculto. Quanto à Irlanda, com a imposição do aborto, contra a vontade do povo, revela mais uma vez que são os tiranos da cultura da morte quem mais ordenam, aqueles que agora fazem um jogo sujo contra a visita do Santo Padre.

Destaques V+