Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Governo espanhol aprova transladação de Franco

24 ago, 2018 - 12:34

Restos mortais do ditador espanhol devem ser retirados do Vale dos Caídos até ao final do ano.

A+ / A-

O Governo espanhol aprovou em Conselho de Ministros, esta sexta-feira, o decreto de lei que reforma a Lei da Memória Histórica e que permitirá a exumação dos restos mortais de Francisco Franco do Vale dos Caídos, nos arredores de Madrid.

A medida chega 43 anos depois da morte do ditador. A vice-presidente do Governo espanhol, Carmen Calvo, diz que os restos devem ser exumados “até ao final do ano”. “Não se pode perder nem um minuto”, diz.

O Governo decidirá onde irão ser enterrados os restos mortais do ditador, “assegurando uma sepultura digna”, se a família não manifestar a sua vontade sobre o seu destino final “em tempo e forma” adequados.

A vice-presidente explicou que a família der Franco “poderá ser escutada” e dispõe de 15 dias, a partir de 31 de agosto, para decidir para onde quer que seja transladado o corpo. A família tem vindo a contestar esta decisão do executivo.

O general Franco está sepultado desde novembro de 1975 no Vale dos Caídos, um memorial aos combatentes mortos durante a Guerra Civil Espanhola que é a morada final de 30 mil vítimas do conflito.

No Vale dos Caídos há uma basílica e a Igreja Católica terá de dar a sua aprovação. Mas arcebispo de Madrid terá garantido a Pedro Sanchez que, da sua parte, não haverá oposição.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Anónimo
    25 ago, 2018 22:00
    Ó Agostinho, se gostas do Franco só há uma forma de ires ter com ele! Escumalha!
  • Agostinho Couto
    25 ago, 2018 Linden, Nova Jérsia, Estados Unidos 12:42
    Enterrar os vivos e desenterrar os mortos e assim a politiqueira de esquerda ,,giringonca em qualquer ,,parte do planeta

Destaques V+