Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Agência Portuguesa do Ambiente

Qualidade da água do Tejo é má, mas não há perigo para a saúde

23 ago, 2018 - 15:25

Agência Portuguesa do Ambiente admite a possibilidade de limitar as descargas das empresas no rio Tejo.

A+ / A-

A má qualidade das águas do rio Tejo não representa qualquer perigo para a saúde humana, mas podem ser adotadas medidas de exceção junto de algumas empresas, afirma o presidente da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), Nuno Lacasta.

Em declarações à Renascença, Nuno Lacasta explica que, devido às altas temperaturas e falta de precipitação nas últimas semanas, “a qualidade da água no rio Tejo, em particular na albufeira do Fratel, em Vila Velha de Ródão, deteriorou-se”.

A água do rio e da albufeira estão com “menos oxigénio do que deviam ter”, mas para a população “não há riscos”.

“Esta questão da qualidade da água não tem efeitos em termos de consumo humano. Tem riscos, sim, para a fauna piscícola, refere o presidente da APA.

Nuno Lacasta adianta que as autoridades portuguesas estão em contacto com Espanha, “no sentido de potenciar um arejamento da água através de descargas de superfície que permitam mais oxigénio no meio”.

Questionado se existe necessidade de limitar as descargas das empresas no rio Tejo, o presidente da APA não excluiu essa possibilidade.

“Se necessário for, acionaremos um dispositivo que está previsto nas novas licenças, que é o dispositivo do período de exceção, se a monitorização dos parâmetros assim o determinar”, sublinha.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Matilde
    23 mai, 2023 gdiwgiyw 14:25
    Gostei! Boa semana!
  • fanã
    23 ago, 2018 aveiro 19:12
    É de má qualidade, portanto tem impacto directo ou indirecto na Saúde Humana, quando a Fauna e o Ambiente, são "vandalizados" tem um impacto incontestável no Bem Estar e Saúde das Populações, nas suas diversas vertentes !

Destaques V+