Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

SPA mantém proposta de trasladação de Zeca Afonso para o Panteão

23 ago, 2018 - 12:34

Família do músico já se manifestou contra. SPA responde com “93 anos de existência” e representante de “mais de 26 mil autores de todas as disciplinas”.

A+ / A-

A Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) mantém a proposta de trasladação dos restos mortais de José Afonso para o Panteão Nacional, mesmo depois de a família do músico a ter rejeitado.

"A proposta de trasladação dos restos mortais de José Afonso para o Panteão Nacional mantém-se por parte da SPA, com base nos argumentos aduzidos no comunicado difundido sobre o assunto", refere esta quinta-feira o conselho de administração daquele organismo, num comunicado enviado à agência Lusa.

Na quarta-feira à noite, a família de Zeca Afonso opôs-se à proposta, recebida com surpresa por parte da mulher do músico, e lembrou que José Afonso "rejeitou em vida as condecorações oficiais que lhe haviam sido propostas".

“Foi, a seu pedido, enterrado em campa rasa e sem cerimónias oficiais, em total coerência com a sua vida e pensamento”, frisa a nota da família.

Em resposta, a SPA considera que a posição "é absolutamente respeitável e digna, mas não impeditiva da proposta" de uma entidade "que tem 93 anos de existência e representa mais de 26 mil autores de todas as disciplinas".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Al
    23 ago, 2018 Pacccino 21:54
    É normal, estamos ou não a ser governados pela esquerda? Que eu saiba num país de esquerda ninguém é de ninguém. Não há pai nem mãe, os filhos são do Estado e mesmo depois de morrer o Estado faz o que lhe apetece com os restos mortais. Estavam à espera que fosse diferente? Não votassem nos estalinistas!
  • 23 ago, 2018 15:41
    Letria nao passas de um oportunista! Se realmente jose afonso fez parte da spa mais uma razao para respeitares a familia do zeca!

Destaques V+