Tempo
|
A+ / A-

Agência do Ambiente. Água do Tejo sem oxigénio suficiente

22 ago, 2018 - 20:41

Esta situação potencia riscos para a sobrevivência do peixe. Portugal pede a Espanha medidas de gestão de caudais no rio.

A+ / A-

A qualidade da água do rio Tejo, na albufeira de Fratel, no distrito de Portalegre, registou valores de oxigénio abaixo do limite mínimo, com riscos para a sobrevivência da fauna piscícola, alerta a Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

"Os valores registados para o parâmetro oxigénio dissolvido têm vindo a decrescer para valores inferiores ao limite mínimo de qualidade (cinco mg/l) [miligramas por litro] potenciando riscos para a subsistência e a sobrevivência da fauna piscícola", refere uma nota divulgada pela APA.

Perante o agravamento da qualidade da água do rio Tejo, na albufeira de Fratel, no troço entre Perais e Cais do Arneiro, a APA comunicou hoje com a Dirección General del Agua, de Espanha, para "serem adotadas medidas de gestão de caudais a montante, na parte espanhola da bacia, que contribuam de forma efetiva para reduzir o risco de degradação da qualidade da água".

A entidade tutelada pelo Ministério do Ambiente refere também que as previsões de temperaturas elevadas para o distrito de Castelo Branco "poderão determinar a ocorrência de 'blooms' algais e assim também contribuir negativamente para a degradação da qualidade da água" do rio.

Além da entidade espanhola, a APA deu conhecimento desta situação à Direção Geral de Saúde e à EPAL - Empresa Portuguesa das Águas Livres.

Realça também o conhecimento atualmente existente e o acompanhamento atento da evolução da qualidade da água ao longo do rio Tejo, nomeadamente através da monitorização diária e de dados obtidos em tempo real com sondas automáticas instaladas na albufeira de Fratel, no troço principal do rio Tejo.

Estes procedimentos permitem à APA antecipar episódios de poluição e atuar de uma forma preventiva face aos riscos que forem sendo identificados, acrescenta a entidade.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Manuel Oliveira Ribe
    23 ago, 2018 Fatima 09:48
    Porque não oxigenam a água, como fazemos nos nossos aquários?...

Destaques V+