Tempo
|
A+ / A-

Fogo de Monchique multiplicou por cinco a área ardida até julho

16 ago, 2018 - 14:56

Incêndio na serra algarvia destruiu uma área de 27.635 hectares. É o maior do ano na Europa.

A+ / A-

A área ardida no fogo que lavrou em Monchique de 3 a 10 deste mês foi quase cinco vezes superior à dos sete primeiros meses do ano, segundo dados do último relatório provisório de incêndios rurais do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

Entre 1 de janeiro e 31 de julho registaram-se 5.564 hectares de área ardida, nos 6.505 incêndios ocorridos, enquanto o fogo de Monchique, Algarve, destruiu uma área de 27.635 hectares, de acordo com os dados do relatório provisório e do Sistema Europeu de Informação de Incêndios Florestais, respetivamente.

"O ano de 2018 apresenta, até 31 de julho, o terceiro valor mais reduzido em número de ocorrências e o valor mais reduzido de área ardida, desde 2008", refere o relatório do ICNF.

Até ao final de julho, 86% do total de incêndios rurais destruíram uma área inferior a um hectare e houve apenas um fogo que se insere na categoria de 'grandes incêndios' (entre 100 e 1.000 hectares).

Este incêndio ocorreu no dia 21 de julho, na freguesia de Pinhal Novo, distrito de Setúbal, e resultou em 153 hectares ardidos.

Ainda de acordo com o relatório, dos 6.505 incêndios rurais ocorridos nos primeiros sete meses do ano, 4.252 foram investigados e têm o processo de averiguação de causas concluído.

"A investigação permitiu a atribuição de uma causa para 3.125 incêndios, sendo que as causas mais frequentes são a do uso do fogo -- queimadas (70%) e incendiarismos imputáveis (13%).

O incêndio rural de Monchique, que fez arder mais do que todos os dos sete primeiros meses do ano, deflagrou no dia 3 à tarde e foi dado como dominado uma semana depois, no dia 10. Atingiu o concelho vizinho de Silves, depois de ter afetado, com menor impacto, os municípios de Portimão (no mesmo distrito) e de Odemira (distrito de Beja).

Quarenta e uma pessoas ficaram feridas, uma das quais com gravidade.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+