Tempo
|
A+ / A-

São muitos os prejuízos em Monchique. Câmara vai pedir ajuda ao Governo

16 ago, 2018 - 11:14

O incêndio que lavrou de 3 a 10 de agosto destruiu cerca de 30 casas e consumiu 28 mil hectares de floresta.

A+ / A-

Veja também:


Sem capacidade financeira, a Câmara de Monchique vai esta quinta-feira pedir ao Governo um fundo de emergência para fazer face aos prejuízos que resultaram do incêndio da semana passada.

À Renascença, o presidente do município reconhece dificuldades para enfrentar prejuízos – ainda por calcular, mas que serão de muitos milhares de euros.

“Não temos capacidade financeira para ajudar quem mais precisa e não podemos estar só dependentes da caridade dos portugueses. Na verdade, compete-nos a nós e ao Governo criar condições para ajudar as pessoas”, sublinhou Rui André, lembrando que também é importante um “quadro de desburocratização” dos apoios.

O autarca vai, por isso, reunir-se com o ministro da Agricultura, Capoulas Santos, a quem irá também pedir que simplifique os trâmites necessários para que os pedidos de ajuda da população obtenham uma resposta rápida.

Esta quinta-feira deverá ficar fechada a avaliação das necessidades das primeiras habitações afetadas. Rui André fala em cerca de 30 casas à espera de serem reconstruídas, mas o número pode ser maior.

Quarenta e uma pessoas ficaram feridas, uma das quais com gravidade (uma idosa que se mantém internada em Lisboa).

A última atualização disponibilizada pelo Sistema Europeu de Informação de Incêndios Florestais (EFFIS), diz que as chamas destruíram perto de 28 mil hectares.

Linhas de apoio

A Segurança Social disponibilizou quatro linhas telefónicas específicas para apoiar as populações afetadas pelo incêndio de Monchique.

Para os moradores residentes no concelho de Monchique está disponível o número 300 518 518 e para os de Odemira o número 300 512 950.

Quem residir no concelho de Portimão tem à disposição a linha telefónica 300 515 290, enquanto para os moradores no concelho de Silves está disponível o número 300 516 050.

Este serviço telefónico está disponível nos dias úteis, entre as entre as 9h00 e as 17h00, informa o Instituto da Segurança Social (ISS).

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+