Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Espanha recusa desembarque de migrantes do "Aquarius"

13 ago, 2018 - 14:12

Depois de Itália e Malta, também Espanha negou autorização de desembarque ao navio que transporta 141 migrantes resgatados no Mediterrâneo.

A+ / A-

O governo espanhol considera que Espanha “não é o porto mais seguro” para o navio Aquarius, que solicitou à União Europeia um local para desembarcar os 141 migrantes que resgatou em frente à costa da Líbia, na última sexta-feira.

Segundo o jornal espanhol El Mundo, o executivo de Pedro Sanchez justifica-se com o facto de Espanha não ser o porto “mais próximo, de acordo com o estabelecido no Direito Internacional”.

Itália e Malta também já recusaram o desembarque do navio, que continua agora à espera de luz verde de algum país europeu.

Esta é a primeira missão do "Aquarius" depois de, em junho, ter resgatado 630 migrantes que acabaram por desembarcar no porto espanhol de Valência. O navio é operado pela SOS Mediterraneee e pelos Médicos Sem Fronteiras,.

Dos 141 migrantes que estão agora a bordo do navio, estão 73 menores, 67 dos quais viajam sem acompanhante. A maioria é proveniente da Eritreia e da Somália.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Luis
    14 ago, 2018 Evora 14:29
    A estrategia é sempre a mesma ... primeiro apanhar todos os que quiserem entrar na europa.. depois aguardar que algum país diga que sim..... O navio encontra-se neste momento junto à costa Libia numa distância semelhante à que existe entre Sines e Sagres; parece-me claro que o porto mais próximo, excluindo a Libia, é a Tunisia.... que não está em guerra. Mas parece-me evidente que ninguém quer ir para países pobres...

Destaques V+