Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Incêndios. PSD pede ao Governo que deixe de “fazer campanha eleitoral”

13 ago, 2018 - 12:08

O incêndio de Monchique feriu 41 pessoas. Arderam cerca de 16.700 hectares no concelho, segundo o município.

A+ / A-

O vice-presidente do PSD David Justino defende que houve falta de coordenação no combate ao incêndio de Monchique e recomenda ao Governo que deixe de privilegiar as estratégias de comunicação e de fazer campanha eleitoral.

"Concentrem-se mais em resolver os problemas do país e menos em fazer campanha eleitoral que ainda vem longe. Perto está um verão tardio, propício a fenómenos extremos e imprevistos. Saibamos antecipá-los e, sem triunfalismos, evitar que se multipliquem as ditas exceções", recomendou David Justino, em conferência de imprensa, na sede nacional do partido.

O "vice" social-democrata acusou o Governo de "falta de recato e humildade" e "grande precipitação" na forma como encarou o incêndio de Monchique, criticando declarações do primeiro-ministro e do ministro da Administração Interna que justificaram, disse, que o Presidente da República tenha apontado que não se justificam "triunfalismos".

"Houve uma evidente falta de coordenação e de estratégia no combate aos fogos de Monchique. Houve estratégia de comunicação a mais e estratégia de combate a menos", defendeu.

Alterar configuração de observatório independente

David Justino admitiu ainda alterar a configuração do Observatório Técnico Independente, que propôs, para o tornar uma comissão permanente junto do parlamento, conforme expresso pelo Presidente da República.

Defendeu que o Observatório Técnico Independente não é, "na plenitude das suas características", semelhante à comissão pedida por Marcelo Rebelo de Sousa.

"Portanto, se for necessário, com base no diploma que já está promulgado, fazer retificações para adequar aquilo que o senhor Presidente da República entende como mais necessário, nomeadamente, torna-la uma comissão permanente, no âmbito da Assembleia, nós estamos disponíveis para o fazer", argumentou.

O 'vice' social-democrata, que também preside ao Conselho de Estratégia Nacional do partido, manifestou disponibilidade para "encontrar soluções", tal como nesta sessão legislativa contribuíram com propostas na área da Proteção Civil.

O Presidente da República propôs no sábado a criação de uma "comissão independente permanente", sob alçada da Assembleia da República, para fazer a avaliação da época de incêndios e "ajudar" o Governo, o próprio chefe de Estado e as instituições.

O incêndio rural que deflagrou no dia 3 em Monchique (distrito de Faro, Algarve), combatido por mais de mil operacionais e considerado dominado na sexta-feira (dia 10) de manhã, atingiu também o concelho vizinho de Silves, depois de ter afetado, com menor impacto, os municípios de Portimão (no mesmo distrito) e de Odemira (distrito de Beja).

Quarenta e uma pessoas ficaram feridas, uma das quais com gravidade (uma idosa que se mantém internada em Lisboa).

Segundo o município de Monchique, arderam cerca de 16.700 hectares no concelho.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Maria
    13 ago, 2018 Porto 15:15
    Pois, é tal a campanha que até já acham vitória não ter havido mortes! Mas dar mau viver a tantos nem é grave, é só percalço… Valha-nos Deus!
  • Lopes
    13 ago, 2018 Lousado 14:12
    Essa é boa! O PSD é quem anda a farejar carniça como fez no ano passado.

Destaques V+