Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Coreias voltam a encontrar-se em Setembro

13 ago, 2018 - 07:31

O primeiro encontro histórico entre os dois líderes aconteceu em Abril

A+ / A-

As duas Coreias acordaram realizar em Pyongyang, até final de setembro, uma terceira cimeira entre o Presidente sul-coreano e o líder da Coreia do Norte, informou a agência Yonhap.

Os dois países escreveram um comunicado conjunto em que declararam que vão estudar os avanços sobre os acordos assinados na Declaração de Panmunjom.

Na Declaração de Panmunjom, firmada em abril durante a histórica cimeira entre os líderes das duas Coreias, ambos concordaram em trabalhar para alcançar a "completa desnuclearização" da península e comprometeram-se a conseguir a assinatura de um tratado multilateral para acabar com o estado de guerra técnico na região que existe desde a Guerra da Coreia (1950-1953).

A decisão da realização de uma nova cimeira foi tomada na sequência de uma reunião realizada entre altos representantes dos dois países, durante mais de duas horas, na cidade fronteiriça de Panmunjom, Coreia do Norte.

A delegação sul-coreana foi liderada pelo ministro da Unificação, Cho Myoung-gyon, enquanto o presidente do Comité de Reunificação Pacífica, Ri Son-gwon, liderou a comitiva de Pyongyang, refere a agência de notícias da Coreia do Sul.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+