Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Monchique e Vinhais, os dois fogos mais preocupantes da noite

10 ago, 2018 - 01:07

Estão mais de 1700 operacionais no terreno a combater 16 incêndios.

A+ / A-

A Autoridade Nacional de Proteção Civil registava, pelas 00h40, 16 incêndios em Portugal continental, dois dos quais ocorrências importantes, nomeadamente em Monchique e Vinhais, com um total de 1.739 operacionais, apoiados por 546 viaturas.

Às 00h40, a informação disponível no 'site' da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) avançava a presença de 1.404 operacionais a combater o incêndio em curso em Monchique desde a passada sexta-feira, ainda com duas frentes.

O incêndio rural, combatido por mais de mil operacionais, deflagrou na sexta-feira à tarde em Monchique, no distrito de Faro, e atingiu também o concelho vizinho de Silves, depois de ter afetado, com menor impacto, os municípios de Portimão (no mesmo distrito) e de Odemira (distrito de Beja).

Num balanço feito pelas 20h00, a Proteção Civil considerou o fogo "globalmente estabilizado" e atualizou para 39 o número de feridos, um dos quais em estado grave (uma idosa que se mantém internada em Lisboa).

De acordo com o Sistema Europeu de Informação de Incêndios Florestais, as chamas já consumiram cerca de 27 mil hectares. Em 2003, um grande incêndio destruiu cerca de 41 mil hectares nos concelhos de Monchique, Portimão, Aljezur e Lagos.

O outro incêndio em curso que dá conta o 'site' da Proteção Civil deflagrou, pelas 00h18 da madrugada de quinta-feira, na freguesia de Agrochão, concelho de Vinhais, distrito de Bragança, estando a ser combatido por 131 operacionais, apoiados por 40 meios terrestres.

O incêndio contava às 00h40 com uma frente ativa. "O combate às chamas está a evoluir favoravelmente, e lavra numa zona de mato onde não há populações em perigo. Nas próximas horas pensamos dar o incêndio como dominado, apesar de mantermos o dispositivo no terreno" disse à Lusa o comandante operacional distrital do Comando Distrital de Operações de Socorro de Bragança (CODIS), Noel Afonso.

Estava ativo à mesma hora um incêndio na Madeira, que estava a ser combatido por quatro corporações de bombeiros.

Os restantes incêndios na página da Proteção Civil estavam dominados ou em fase de rescaldo.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+