Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Fogo de Monchique já destruiu mais de 21.300 hectares

08 ago, 2018 - 10:42

As chamas já destruíram quatro vezes mais do que a área ardida este ano até 15 de julho (5.327 hectares).

A+ / A-

O incêndio que deflagrou na sexta-feira em Monchique já destruiu mais de 21.300 hectares, metade da área ardida na região em 2003, segundo o Sistema Europeu de Informação de Incêndios Florestais (EFFIS).

De acordo com os dados europeus, no incêndio que começou em Perna da Negra (Monchique) arderam até esta quarta-feira 21.305 hectares, metade dos 41 mil que o fogo tinha destruído na mesma região em 2003 nos concelhos de Monchique, Portimão, Aljezur e Lagos.

As chamas já destruíram quatro vezes mais do que a área ardida este ano até 15 de julho (5.327 hectares).

O maior fogo em termos de área ardida que este ano se tinha verificado até à semana passada em território nacional foi o da Guarda, em fevereiro, que queimou 86 hectares.

No ano passado, as chamas destruíram mais de 440 mil hectares, o pior ano de sempre em Portugal, segundo dados do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

Quanto aos maiores incêndios em termos de área ardida no ano passado, no topo da lista aparece o que teve origem no dia 15 de outubro, em Seia/Sandomil, no distrito da Guarda, que destruiu 43.191 hectares.

Os fogos do ano passado fizeram mais de uma centena de vítimas mortais, milhares de hectares de floresta destruída e milhões de euros de prejuízos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • 08 ago, 2018 14:41
    Depois de ver as horas passarem e de ver o que vejo não consigo ficar CALADO. Como é possível um COMANDANTE " GENERAL " vir falar a uma NAÇÃO de FATO E GRAVATA? Como é possível um GOVERNANTE vir APELAR a alguém que ACOLHA os CONSELHOS das AUTORIDADES? Então eu HA UM ANO, não disse que esse PLANO era INÚTIL?. Sei que não devemos FALAR DE NÓS PRÓPRIOS, mas o que é DEMAIS é MOLÉSTIA. Então agora o VAZ PINTO já FALHOU? E permitam-me, e vós, primeiro ministro e ministro da administração interna, não falhas-te?. LEVAI-ME A TRIBUNAL. LEVAI-ME A UMA COMISSAO DE INQUÉRITO?
  • 08 ago, 2018 11:14
    Já chega ou já BASTA. O DINHEIRO disponibilizado já está. ASSEGURADO, diz o governeco de PORTUGAL, mas eu digo mais; quem não tem mãos para a TESOURA não se nega a ALFAIATE. Tenham VERGONHA E PATRIOTISMO.

Destaques V+