Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Fogo de Monchique obriga a evacuações no concelho de Silves

07 ago, 2018 - 15:29

Até agora foi possível salvaguardar as casas ameaçadas, retirar as pessoas das zonas de risco e levar aquelas que aceitaram para uma escola na sede de concelho.

A+ / A-

O incêndio que deflagrou na sexta-feira em Monchique já obrigou à retirada de pessoas de casas também no concelho de Silves, tendo a situação mais preocupante sido registada na zona de Falacho, disse à agência Lusa a presidente da Câmara, Rosa Palma.

Silves é um dos três concelhos do distrito de Faro afetados pelo fogo rural, além de Monchique e Portimão. No fim de semana as chamas chegaram a Odemira, no distrito de Beja, mas já foram apagadas no concelho alentejano.

A autarca Rosa Palma afirmou que até agora foi possível salvaguardar as casas ameaçadas, retirar as pessoas das zonas de risco e levar aquelas que aceitaram para uma escola na sede de concelho que está a servir de centro de acolhimento aos deslocados.

"Temos aqui na freguesia de Silves o incêndio ativo, temos estado a controlar com a ajuda de meios aéreos e terrestres que foram enviados para cá. Temos entrado em contacto com as populações mais afetadas para entrar colocá-las em locais mais seguros enquanto estamos a tentar então regularizar a situação onde estão as suas habitações", explicou Rosa Palma, sem precisar o número exato de pessoas que já foram deslocadas de casa.

A situação causa "preocupação" devido às "condições [meteorológicas] adversas", nomeadamente os ventos, que "têm feito com que locais que pareciam controlados possam reacender", lamentou.

"Com o vento, temos tido algumas situações que alteram o cenário de combate. É um cenário complicado mesmo, mas julgo que estamos a conduzi-lo e esperamos que a resolução seja uma realidade", acrescentou a presidente da Câmara de Silves, manifestando o desejo de que "o vento acalme" e se registe mais humidade.

Questionada sobre as áreas mais afetada pelo fogo, Rosa Palma respondeu que "a que trouxe mais preocupações foi a zona do Falacho", onde o fogo "esteve muito perto das habitações".

"Foi muito complexo ali, mas tivemos a compreensão das pessoas e elas foram levadas para um local mais seguro. Agora foram novamente levadas às suas casas só para se certificarem que conseguimos salvaguardar os seus bens", frisou.

A população que teve de deixar as suas casas foi encaminhada para a escola Garcia Domingues, em Silves, onde a autarquia está a disponibilizar apoio com equipas da Ação Social da Câmara e psicólogos".

Outra das zonas mais afetadas, segundo Rosa Palma, foi uma área próxima do Centro Cinegético da Câmara de Silves, na zona de Zebro de Obra, e "Falacho de Cima também foi uma zona muito fustigada".

"O vento faz uma linha incessante de reacendimentos, o que se torna complicado", reiterou a autarca, sublinhando que as equipas de combate e de apoio às populações "têm sido incansáveis" no trabalho realizado.

Rosa Palma destacou ainda todas as ações em termos de prevenção e de levantamento do edificado e dos residentes realizadas no município como um fator que tem facilitado a atuação das autoridades.

"Como temos faixas de combustível feitas, como temos silvicultura, como temos todo o reconhecimento da área do nosso concelho, que é bastante vasto, isso facilita muito o trabalho de qualquer equipa que chegue aqui até nós", considerou.

A autarca salientou ainda que a Câmara tem "o levantamento feito de todas as casas do concelho", sabe "as pessoas que têm dificuldades de mobilidade, as casas que estão habitadas, as pessoas que estão acamadas", e isso "facilita bastante o trabalho quer da proteção Civil, quer da própria GNR" na hora de prestar apoio às populações no transporte para locais seguros.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+