Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

"Zona de guerra". Polícia de Chicago pede ajuda após dezenas de tiroteios em dois dias

06 ago, 2018 - 13:13

Mais de 60 pessoas ficaram feridas e pelo menos 12 morreram entre sexta-feira e domingo. Autarca da cidade do Illinois culpa excesso de armas a circular entre os cidadãos.

A+ / A-
“Seja um bom vizinho e denuncie”. Presidente da Câmara de Chicago pede o fim dos tiroteios
“Seja um bom vizinho e denuncie”. Presidente da Câmara de Chicago pede o fim dos tiroteios

A polícia da cidade norte-americana de Chicago pediu ajuda para combater a violência armada após mais de 60 pessoas terem ficado feridas e pelo menos 12 terem morrido em tiroteios ocorridos entre sexta-feira à noite e este domingo.

"Não vamos ser derrotados", garantiu o chefe da polícia local, Fred Waller, em conferência de imprensa no domingo à tarde. "Precisamos de mais ajuda do nosso sistema judiciário. Precisamos de mais ajuda dos nossos parceiros federais e vamos tê-la."

Muitos das dezenas de tiroteios dos últimos dois dias tiveram lugar nas primeiras horas de domingo, com pelo menos 30 pessoas a sofrerem ferimentos de balas entre a meia-noite e as três da manhã, sobretudo nos lados sul e oeste da cidade.

As autoridades dizem que a maioria dos tiroteios está relacionada com lutas e violência entre gangues rivais. "É um dos fins-de-semana mais violentos que já tivemos, não há qualquer dúvida", garantiu um porta-voz da polícia. "É o pior que já vi", garantiu ao "Chicago Sun Times" outra fonte policial estacionada à porta de um hospital da cidade. "Isto está quente. Há muita tensão... e pode vir a ficar pior."

À CBS News, Donovan Price, pastor numa igreja local, disse que a cidade parece uma "zona de guerra". "Isto está completamente fora de controlo. É uma zona de guerra, Chicago está uma loucura."

Aos jornalistas, o autarca da cidade, Rahm Emmanuel, culpou a quantidade excessiva de armas nas mãos dos cidadãos, numa altura em que os EUA continuam a debater se as pessoas devem ou não ter acesso facilitado a armas de fogo.

Apesar dos acontecimentos deste fim-de-semana, as autoridades apontam que a tendência geral tem sido de diminuição do número de incidentes com armas em Chicago. No início de agosto, o jornal "Chicago Tribune" noticiou que houve menos 532 tiroteios este ano a comparar com 2017.

Aos jornalistas, Waller garantiu ontem o mesmo, que houve uma queda de 30% no número de tiroteios em comparação com o período homólogo no ano passado e de 25% no que toca a homicídios. Grande parte da violência registada nos últimos dias, sublinhou, resulta de membros de gangues abrirem fogo sobre multidões de forma indiscriminada.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+