Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Monchique. Em quatro dias de chamas foram assistidas 44 pessoas

06 ago, 2018 - 09:52

"A situação está mais favorável", mas continua "sensível", reconhece o 2.º Comandante Distrital de Faro.

A+ / A-
Incêndio em Monchique faz mais de 40 feridos
Incêndio em Monchique faz mais de 40 feridos

Desde sexta-feira, 44 pessoas foram assistidas em Monchique (31 operacionais e 13 civis), segundo o balanço feito pelo 2.º Comandante Distrital de Faro.

Durante esta noite, 25 pessoas ficaram feridas, uma das quais com gravidade: uma senhora de 72 anos teve de ser transportada de helicóptero para o Hospital de S. José, em Lisboa.

Segundo Abel Gomes, que falava na escola onde estão os habitantes retirados das suas casas, após ter passado a “situação de emergência” que se viveu ao final do dia de domingo foi possível realizar um trabalho de “grande intensidade” que durante toda a noite empenhou todos os operacionais presentes no terreno.

“Neste momento a situação é muito mais favorável do que foi durante a noite", mas mantêm-se "situações que são sensíveis e merecem preocupação", havendo uma limitação no que respeita à atuação de meios aéreos, que não conseguem operar devido ao fumo intenso.

Abel Gomes revelou estar previsto um quadro meteorológico adverso a partir do meio-dia. “Vai haver novamente a intensidade de ventos” e a direção é São Marcos da Serra. Em relação às Caldas de Monchique a situação continua “muito crítica”.

No terreno estão mais de 1.000 operacionais, 331 veículos e oito meios aéreos.

O fogo tem duas frentes ativas, uma em direção a Caldas de Monchique e outra São Marcos da Serra.

A vila de Monchique, no distrito de Faro, amanheceu debaixo de uma nuvem de fumo, devido ao fogo que lavra desde sexta-feira na serra algarvia.

Durante a noite, vários moradores abrigam-se na escola no centro da vila e dois hotéis de Monchique evacuados por precaução.

O incêndio deflagrou em Perna da Negra, Monchique, na sexta-feira, cerca das 13h30.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • joao
    06 ago, 2018 coimbra 10:31
    está tudo bem! não ouviram o Ministro e o Presidente a dizer que está tudo fantástico? estão lá 1.000 homens «a ver», porque pouco mais podem fazer-acredito que a defender casas e outros bens e pessoas, os meios aéreos a largar água para fazer vapor (não chega às chamas). mais uma vez, se comprova, que, ou se ataca logo no inicio, com força, ou de nada servem os corta-fogo, limpeza de matas, meios aéreos/terrestres, Leis, etc - arde na mesma_pode ser mania minha…

Destaques V+