Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Presidente da Venezuela na mira de um atentado com "drone"

05 ago, 2018 - 09:01

Aconteceu durante uma cerimónia em que Maduro discursava. Sete militares ficaram feridos.

A+ / A-
Nicolás Maduro: "Houve uma tentativa de assassinato contra mim"
Nicolás Maduro: "Houve uma tentativa de assassinato contra mim"

O Presidente venezuelano foi, este domingo, alvo de uma tentativa de atentado em Caracas. O ataque já foi reivindicado pelo Movimento Soldados de Flanelas.

Através de uma conta no Twitter, o grupo confirma que o objetivo era atacar o palco presidencial com dois "drones" carregados de explosivos. Os aparelhos foram, contudo, intercetados pela guarda de honra presidencial antes de atingirem o alvo.

A agência noticiosa Associated Press fala, por seu lado, numa explosão de gás ocorrida num edifício perto do local onde o Presidente discursava.

Certo é que foram ouvidas duas explosões enquanto Nicolas Maduro falava, na Avenida Bolívar, no centro da capital Caracas, durante as celebrações dos 81 anos da polícia militar.

Sete militares ficaram feridos e foram transportados para unidades hospitalares da capital venezuelana. Nicolas Maduro foi retirado de emergência do local juntamente com a mulher e várias altas patentes militares.

Horas depois do incidente, numa comunicação ao país, o Presidente venezuelano sugeriu o eventual envolvimento da Colômbia no episódio.

“Houve uma tentativa de assassinato contra mim. Não tenho dúvidas de que isto aponta para a extrema direita na Venezuela, em aliança com a direita na Colômbia e que [o Presidente colombiano] Juan Manuel Santos está por trás deste atentado. Não tenho dúvidas”, afirmou.

Nesta comunicação, feita através da televisão pública venezuelana, Nicolas Maduro acrescenta que os "autores morais" deste suposto ataque vivem nos Estados Unidos.

“As investigações preliminares indicam que houve vários apoios financeiros a este atentado à minha vida. Eles vivem nos Estados Unidos, no estado da Flórida.

Espero que o Governo do Presidente Donald Trump esteja disposto a lutar contra estes grupos terroristas que estão a tentar fazer enormes ataques a países deste continente, neste caso a Venezuela”, afirmou.


Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Anónimo
    20 ago, 2018 15:45
    Ó João Lopes, marxista era a tua mãe! Deves preferir o regime totalitário da Arábia Saudita financiado pelo Reino Unido e pelos EUA!
  • Fernando Machado
    06 ago, 2018 Porto 10:37
    Ele (maduro), não é inculto nem louco. É simplesmente uma besta que (des)governa a Venezuela. Lamento dizê-lo mas é verdade. Usou um processo muito conhecido que é encenar uma tentativa de assassinato(?). Mas uma imagem, vale por mil palavras: as tropas em desfile, a fugir com um cagaço impróprio de militares.
  • João Lopes
    06 ago, 2018 Viseu 09:44
    Os comunistas portugueses do PCP e do BE, e os marxistas do PS, nunca tiveram uma palavra de repúdio pelo que se passa na Venezuela onde um povo sem liberdade está a ser escravizado e mantido à fome por um regime comunista e totalitário, "dirigido" por Maduro: inculto e louco!

Destaques V+