Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Nove bombeiros feridos sem gravidade em Monchique. Fogo “começou de forma explosiva"

03 ago, 2018 - 19:59

Incêndio de grandes dimensões tem duas frentes ativas e está a ser combatido por mais de 400 operacionais. Localidade de Foz de Carvalhosa foi evacuada esta sexta-feira à noite.

A+ / A-

O incêndio que deflagrou esta sexta-feira em Monchique “começou de forma explosiva" e a noite vai ser "muito difícil”. Nove bombeiros sofreram ferimentos ligeiros, avança a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), em conferência de imprensa.

O comandante Abel Gomes, Proteção Civil de Faro, adianta que, pelas 20h00, havia duas frentes ativas. A mais preocupante dirige-se para a localidade de Foz do Carvalhoso.

As autoridades estão a tomar medidas de prevenção e decidiram evacuar a localidade de Foz do Carvalhoso, como aconteceu durante a tarde com o sítio de Taipas.

O comandante Abel Gomes confirma que nove bombeiros tiveram que receber assistência, "mas são feridos leves", situações relacionadas com o "esforço despendido no combate ao fogo com as elevadas temperaturas".

No teatro de operações deste fogo de Monchique foram registadas temperaturas de 47 graus e humidade relativa na ordem dos 14%.

De acordo com a Proteção Civil, as chamas não destruíram casas e apenas alguns barracões de apoio agrícola foram afetados.

O comandante Abel Gomes refere que o fogo deflagrou de forma "explosiva" e, após o primeiro alerta, às 13h32, "foi feito um despacho massivo e muito musculado de meios, mas mesmo tomando esta decisão não foi possível debelado no ataque inicial".

Cerca de 400 bombeiros estão no terreno, sendo que são esperados reforços durante a noite.

As autoridades não fazem previsões sobre quando poderá este incêndio ficar controlado. "Vai ser uma noite muito difícil de muito trabalho", admite o comandante Abel Gomes.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+