Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Zimbabué. Mnangagwa vence primeiras eleições pós-Mugabe

02 ago, 2018 - 23:51

Oposição já rejeitou o desfecho das eleições, porque diz que não conseguiu confirmar a veracidade dos resultados.

A+ / A-

O atual Presidente do Zimbabué, Emmerson Mnangagwa, venceu as eleições realizadas no início da semana, anunciou esta quinta-feira a comissão eleitoral do país.

Mnangagwa arrecadou 50,8% dos votos, enquanto o seu principal adversário Nelson Chamisa obteve 44,3%.

O Presidente, de 75 anos, que sucedeu a Robert Mugabe, conseguiu um total de 2,46 milhões de votos. O líder da oposição não foi além dos 2,15 milhões de votos.

Os resultados das eleições de segunda-feira, as primeiras após o afastamento de Mugabe, foram conhecidos depois de vários dias de acusações e críticas à forma como os votos estavam a ser contados.

O Movimento para a Mudança Democrática (MDC, na sigla inglesa), de Nelson Chamisa, já rejeitou o desfecho das eleições, porque diz que não conseguiu confirmar a veracidade dos resultados.

Nos últimos dias, pelo menos, seis pessoas morreram em confrontos entre as forças de segurança e manifestantes da oposição, leais ao MDC.

Emmerson Mnangagwa, também conhecido como "O Crocodilo", endereçou condolências às famílias das vítimas e garantiu que os responsáveis terão de responder nos tribunais.

Esta quinta-feira, a polícia cercou e invadiu as instalações do Movimento para a Mudança Democrática e deteve 16 pessoas.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+